quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Minas são muitas - Patrocínio do Muriaé

"Minas são muitas. Porém, poucos são aqueles que conhecem as mil faces das Gerais." (Guimarães Rosa)

Patrocínio do Muriaé

(Igreja Matriz de Nossa Senhora do Patrocínio - Foto do Miguel)

Região: Zona da Mata
Padroeira: Nossa Senhora do Patrocínio
Festa da Padroeira: 15 de Agosto

Localização

História

O povoamento do município tem origem com a chegada, em 1817, na região, do francês Guido Tomás Marlière, que desbravou o território e fundou um pouso na foz do ribeirão conhecido atualmente como Cachoeira Alegre. Com o passar dos tempos, este pouso foi recebendo forasteiros que se fixaram pelos arredores, iniciando-se a povoação. Ao que conta a tradição, a existência de plantas medicinais, notadamente a poaia, foi o fator de atração para esses forasteiros.
Por volta de 1820, algumas famílias se estabelecem cerca de meia légua além do pouso, dando origem à Fazenda da Provenção, cujo proprietário era Constantino José Pinto.
Em 1830, a família de Antônio Rodrigues dos Santos adquire a fazenda de Constantino Pinto e doa um terreno para a construção de uma capela em homenagem a Nossa Senhora do Patrocínio.
A plantação de café e a inauguração da estação ferroviária marcam o desenvolvimento do lugar ao final do século XIX quando várias famílias fixaram moradia às margens do rio Muriaé.

Datas Históricas

1858 - Criado o Distrito com a denominação de Nossa Senhora do Patrocínio do Muriaé, subordinado ao município de São Paulo do Muriaé (hoje Muriaé).
1859 - Tem seu nome reduzido para Patrocínio do Muriaé.
1953 - Elevado á categoria de município coma denominação de Patrocínio do Muriaé e desmembrado de Muriaé.

O município

Patrocínio do Muriaé é um município do estado de Minas Gerais. Sua população, em 2010, era de 5.287 habitantes. Ocupa uma área de 108,24 Km².
Com um autêntico cenário emoldurado pelo rio Muriaé e circundada por elevações, a cidade oferece inúmeros atrativos naturais, como a Cachoeira do Gato, sendo um dos municípios que integram o Circuito do Parque Estadual Serra do Brigadeiro, que fica no conjunto da Serra da Mantiqueira.
Além desse Circuito, Patrocínio do Muriaé integra também o Circuito da Moda. Na região, são cerca de 550 empresas formais do ramo de confecções que vêm investindo em equipamentos modernos, pesquisa e design de produtos.
Nos últimos anos, o município vem se destacando também na criação de peixes ornamentais, notadamente da espécie Beta (Betta splendens).
(Fontes: IBGE, http://www.asminasgerais.com.br/, http://www.patrociniodomuriae.mg.gov.br)

Blog: Faltam 786 municípios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...