“Minas são muitas. Porém, poucos são aqueles que conhecem as mil faces das Gerais.” (Guimarães Rosa)
São Tiago
Igreja Matriz de São Tiago (Foto do Miguel)
Região: Campos das Vertentes
Padroeiro: São Tiago
Festa do Padroeiro: 25 de Julho
Localização
História
Os primitivos habitantes fixaram-se na região, em 1708, à procura de ouro no lugar denominado Vargem Alegre, na Fazenda das Gamelas, situada entre o rio do Peixe e Jacaré. Na ocasião, já lá habitavam proprietários de terras e, segundo a tradição oral, foi lá erigida, em 1760, uma capela frequentada, por ocasião de festas religiosas, pelos fazendeiros e proprietários de terras. Segundo a sistemática e mecânica na formação de nossos povoados e sua transformação em arraial, vila e cidade, pode-se concluir que os primitivos habitantes da região edificaram as suas casas ao redor da Capela. Assim foi paulatina e progressivamente desenvolvendo as atividades sócio-econômicas do arraial em formação. As atividades agropecuárias foram a causa da ocupação e do desbravamento da região, hoje município de São Tiago.
Em 1802, já figurava numa relação de arraiais do termo da Vila de São José. Em 1849, São Tiago se torna distrito de São João del-Rei, e, mais tarde, de Bom Sucesso. Em 27 de dezembro de 1948, foi criado o município, com território desmembrado de Bom Sucesso, sendo emancipado oficialmente em 01 de janeiro de 1949.
1760 – Formação do arraial.1802 – Já figurava como vila.1849 - São Tiago se torna distrito de São João del-Rei e mais tarde de Bom Sucesso.1948 – É elevado a município e desmembrado de Bom Sucesso.
O município
São Tiago é um município do estado de Minas Gerais. É conhecido também por "Terra do Café com Biscoito". No Censo de 2010, sua população era de 10.561 habitantes e a área do município é de 572,40 km².
A economia local tradicional tem por base a agropecuária e a indústria extrativa de minerais e a de curtumes. No setor agrícola produz milho, arroz, café, mandioca, dentre outros.
A pecuária está dividida entre a produção leiteira e a recria de novilhos para o abate. No setor de mineração, além do minério de ferro, possui reservas de manganês, bauxita e tantalita.
A habilidade para fazer quitandas é uma tradição que acompanha a trajetória do município. Por esta razão, mais recentemente a indústria de produção de biscoitos se consolidou e assumiu um papel importantíssimo na economia local, o que acabou conferindo a São Tiago o título de “Terra do Café com Biscoito”.
Existem cerca de quarenta fábricas de biscoitos que geram dezenas de empregos diretos e indiretos. Destacam-se a torradinha (confeccionadas em diferentes sabores, tais como tradicional, queijo, alho, cebola, orégano, pimenta, pizza, parmesão) e os biscoitos doces, como as rosquinhas de nata, casadinho, entre outros.
A "Festa do Café com Biscoito", que acontece na praça da matriz, atrai visitantes de diversas localidades e está se consolidando como mais um atrativo da região. Começa na sexta com espetáculos musicais, se prolonga pelo sábado com degustações nos stands, oficinas e atividades culturais, e termina no domingo, mostrando a presença marcante do biscoito na vida da cidade. Na Festa do Café-com-Biscoito o município põe a mesa e recebe seus convidados para experimentarem as deliciosas guloseimas feitas nos fornos que aquecem a economia local. O evento sempre acontece no final de semana da segunda semana de setembro.
Além da Matriz de São Tiago, a cidade possui a "Capela do Rosário", a "Capela de São Sebastião" e o "Santuário Deus e Pátria", também conhecida como "Igreja do Senhor dos Montes", com suas paredes repletas de inscrições. Externamente, elas se referem à Marinha, ao Exército e à Aeronáutica, com datas e fatos que ocorreram durante a participação do Brasil na Segunda Guerra e, internamente, a temas bíblicos. As igrejas foram edificadas pelo Monsenhor Francisco Elói de Oliveira, veterano da Força Expedicionária Brasileira que auxiliou as tropas brasileiras na Itália durante a Segunda Guerra Mundial.
Outros atrativos naturais que São Tiago oferece são as belas cachoeiras e rios que proporcionam grande contato com a natureza e descanso para moradores e visitantes.
(Fontes: http://www.portalsaotiago.com.br/, IBGE, ALMG)
Olá, Nidia, gosto destas suas postagens, adoro história...Sendo a "Terra do Café com Biscoito", São Tiago deve ser uma delícias das Gerais...
ResponderExcluirBeijinhos
Oi, Lúcia. Minas são muitas, como disse Guimarães Rosa. Vou procurar postar as 853 cidades mineiras. Não sei se conseguirei. Volte sempre. Abraços.
ResponderExcluir