quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Minas são muitas - Ibertioga

“Minas são muitas. Porém, poucos são aqueles que conhecem as mil faces das Gerais.” (Guimarães Rosa)

Ibertioga

Igreja Matriz de Santo Antônio (Foto do Miguel)

Região: Campo das Vertentes
Padroeiro: Santo Antônio
Festa do Padroeiro: 13 de Junho

Localização


História

A região onde está incrustado o município foi habitada, primitivamente, por índios Puris, e pelos Coroados, ambos rechaçados do litoral pelas tribos mais fortes. O advento da colonização do branco se deu com a chegada de Pedro Nunes, tido como fundador da povoação, que aqui instalara uma fazenda voltada à agricultura e pecuária. Posteriormente vieram outros agricultores como Joaquim Afonso, Severino José Afonso, Pórfirio e Antônio José Afonso, todos iniciadores do povoamento.
Prosperaram as propriedades agrícolas inicialmente instaladas, motivando a vinda de novos moradores. Pedro Nunes fez construir em sua fazenda uma capela em louvor a Santo Antônio de Pádua, seu protetor e anualmente festejava, com muita pompa, o Santo Padroeiro do povoado. A lavoura e a pecuária se desenvolviam, gradativamente, embalando o crescimento da localidade.
O atual topônimo, Ibertioga, se origina, “Burique Oca” que quer dizer “covil dos búzios” (macacos) ou “refúgio das tainhas” (peixes). Ibertioga foi adotado para se diferenciar de Bertioga, município de São Paulo.

Datas Históricas

1880 – Criado o Distrito com a denominação de Ibertioga, subordinado ao município de Barbacena.
1920 - O distrito aparece com a denominação de Santo Antônio da Ibertioga.
1923 - O distrito de Santo Antônio da Ibertioga volta a denominar-se simplesmente Ibertioga.
1962 - Elevado à categoria de município com a denominação de Ibertioga e desmembrado de Barbacena.

O município

Ibertioga é um município do estado de Minas Gerais. Sua população, em 2010, era de 5.036 habitantes. O município ocupa uma área de 346,24 Km².
Ibertioga é uma cidadezinha tranquila e aconchegante. Destacam-se na Matriz de seu padroeiro Santo Antônio, exuberantes pinturas do artista plástico Lourival Vargas e a imagem de Nossa Senhora grávida.
Num clima de montanha, nas encostas da Mantiqueira, com pastagens naturais e terras férteis, o município apoia sua vida econômica na agropecuária.
A prefeitura realiza, anualmente, no 3º final de semana do mês de julho, o Festival de Carros de Boi. No meio de representações folclóricas e cantorias de viola, os visitantes e admiradores podem ver e sentir o gemer de um carro de boi. Conhecida como a Capital Nacional dos Carros de Boi, Ibertioga possui casarões históricos em sua área central e fazendas características de estilo barroco colonial, com belas cachoeiras.
(Fontes: IBGE, ALMG, http://ibertioga.blogspot.com, http://www.circuitoserrasdeibitipoca.com.br)

Um comentário:

  1. Olá, Nidia
    Gosto de História,passear por aqui é um deleite.
    Tenho grande afinidade com os mineiros que conheço.Devo conhecer mais cidades mineiras que cidades cearenses. Quando morava no Rio fiz muitas viagens às Gerais...De todas elas tenho foto à frente de igrejas.Suas postagens, me encantam. Não conhecia Ibertioga, agora já conheço. Obrigada, por me apresentar...
    Beijos

    ResponderExcluir

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...