sábado, 2 de novembro de 2013

De onde vem? - Lobo em pele de cordeiro

Lobo em pele de cordeiro
A expressão “lobo em pele de cordeiro” é usada com a finalidade de identificar pessoas dissimuladas que disfarçam sua má índole para alcançar os seus objetivos, quase sempre de forma desonesta. É aquele que engana para obter proveito. Por isso, vale o aviso: é bom estar sempre prevenido.
O lobo vestido de cordeiro é traiçoeiro, se faz de bonzinho, esconde as garras por trás de uma bondade perigosa. O “lobo em pele de cordeiro” é o “inocente e inofensivo” que se aproveita para tirar vantagem dos desavisados, portando-se, então, como um lobo traiçoeiro.
A fábula “O Lobo em pele de Cordeiro” foi reescrita por vários autores. A expressão tem origem numa frase de uma parábola proferida por Jesus no Novo Testamento: “Cuidado com os falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores” (Mateus 7:15-20). Continuando temos: “Pelos seus frutos os conhecereis” como que avisando que é através das ações que tomamos conhecimento do verdadeiro caráter das pessoas.
Em uma versão da fábula, o lobo se disfarça com uma pele coberta de lã e assim consegue entrar no rebanho de ovelhas, fazendo-se passar por uma delas tanto na aparência como no procedimento fingido e aproveita dessa condição para devorar as inocentes e desprevenidas vítimas. A moral da história, que se apoia na interpretação bíblica, é que as pessoas não devem ser julgadas por sua aparência exterior, mas pelas suas obras, pois muitos têm pele de cordeiro e agem como lobos.
Numa outra versão, um lobo esfomeado tem a ideia de se disfarçar para conseguir mais facilmente a comida de que precisava. Cobre-se com uma pele de cordeiro e junta-se a um rebanho de ovelhas que estava a pastar, certo que, dessa forma, poderia enganar o pastor responsável pela vigilância dos animais. Consegue seu intuito, tanto que no fim da tarde é levado para um celeiro, juntamente com o resto do rebanho.
Quando já era noite, o pastor vai providenciar um pouco de carne para o dia seguinte, e pega a primeira ovelha que encontra no celeiro. Era o lobo que fingia ser cordeiro. Desta vez o ensinamento transmitido é o de que sempre que enganamos os outros, pagamos pelo nosso erro.
Fica a pergunta: Quantos lobos você conhece?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...