domingo, 26 de fevereiro de 2012

Dica de onde ir - Mosteiro de Nossa Senhora das Graças

Mosteiro de Nossa Senhora das Graças

Para quem mora em BH ou dá uma passadinha por aqui e gosta de começar o dia se preparando para vivê-lo em paz, nada melhor que assistir a uma missa no Mosteiro de Nossa Senhora das Graças.
O Mosteiro localizado na Rua do Mosteiro, 138 na Vila Paris tem mais de 50 anos de existência e está situado no alto de um morro todo arborizado. Só o visual já compensa a ida ao local.
O Mosteiro Nossa Senhora das Graças é da ordem beneditina. Esta é uma ordem contemplativa por essência. Por isto, um silêncio acolhedor reina no ambiente.
A comunidade é composta por várias monjas e noviças que nos encantam com seus cantos gregorianos durante a celebração da Santa Missa. Já tive a honra de encontrar com a Dona Maria Magalhães, uma das monjas residentes no mosteiro, que é irmã do saudoso professor Francisco Ribeiro de Magalhães, o nosso querido Chico Fumaça.
As Monjas realizam ao longo do dia os trabalhos de confecção de paramentos, cartões e escrita artística, traduções, cerâmica, hospitalidade e os deveres comuns de casa.
O arquiteto Francisco Bolonha desenhou além do prédio do mosteiro, todo mobiliário que compõe os vários ambientes do mosteiro, com um design que foge do clássico presente nos espaços tradicionais católicos. Bologna dispensa a ornamentação e traz a simplicidade desejada. Na Igreja, é grande a noção de estabilidade e solidez, características imprescindíveis à preservação da vida religiosa.
A capela é ao mesmo tempo simples e grandiosa. São duas naves em L, uma para os fiéis e outra para as monjas. O altar é posicionado na interseção das duas naves. Há também, ao lado do altar, uma linda imagem de Nossa Senhora das Graças em concreto num estilo moderno e limpo.
(Foto Marcia Poppe, 2003)
Na nave destinada aos leigos, grossas e altas colunas, também de arquitetura simples, parecem ligar o terreno ao espiritual num diálogo silencioso.
A nave das monjas é tão despojada quanto elas. Ao fundo, apenas uma cruz.
(Foto Marcia Poppe, 2003)
Os assentos para os fiéis me lembram peças próprias para yoga, tal a leveza e despojamento.

No domingo a missa é realizada às 8 horas e nos outros dias da semana às 7 horas.
Visite o site do Mosteiro de Nossa Senhora das Graças para conhecê-lo melhor.

(Fontes: http://ecclesiadesign.blogspot.com, http://www.osb.org.br, http://www.docomomo.org.br)

Ouça que lindo é o canto das monjas durante a missa diária.


Da minha casa dá para ouvir o badalar dos sinos do mosteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...