segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Mitos e lendas - Caos

Caos

No princípio era o Caos.
Havia um grande vazio e tudo se misturava ao mesmo tempo. Essa grande confusão recebeu o nome de Caos, que era a primeira divindade, o mais velho dos deuses.
Era o estado primordial, primitivo do mundo, sendo considerado como uma força sem forma ou aparência.
Era, segundo os poetas, uma matéria que existia desde tempos imemoriais, sob uma forma vaga, indefinível, indescritível, na qual se confundiam os princípios de todos os seres particulares. Caos precedeu a origem, não só do mundo, mas também dos deuses. Era considerado o estado não organizado, ou o nada, de onde todas as coisas surgiam.
Inicialmente descrito como o ar que preenchia o espaço entre o Éter e a Terra, mais tarde passou a ser visto como a mistura primordial dos elementos.
Rudimentar, capaz, porém, de fecundar e de manter a vida. A essa fonte geradora de vida e energia tudo é possível e foi a partir dela que nasceram os Deuses e a matéria - os planetas e os homens.
Seu nome deriva do verbo grego χαίνω, que significa "separar, ser amplo".
Os filhos de Caos nasceram de cisões assim como se reproduzem os seres unicelulares. Toda a família de Caos se origina de forma assexuada.
Parece ser um deus andrógino, trazendo em si tanto o masculino como o feminino. Esta é uma característica comum a todos os deuses primogênitos de várias mitologias.
Caos ficou conhecido como o deus da confusão, que separa as coisas e as deixa em desordem.
No princípio tudo era o Caos. Este é considerado o deus primordial da Mitologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...