segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

De onde vem? - Pomo da discórdia

Pomo da discórdia

Ser o “pomo da discórdia” significa ser a causa da discussão, o motivo principal de uma disputa, de uma incompatibilidade.
A expressão "pomo da discórdia" pode se referir tanto a um objeto, um fato ou uma pessoa, que acaba por levar a desavença e a discórdia entre as pessoas.
Pomo é qualquer fruto carnudo e de forma quase esférica como a maçã, a pêra.
A raiz dessa expressão está na mitologia grega, segundo a qual, Éris – a deusa da discórdia – foi a única a não ser convidada para o casamento entre Tétis e Peleu. Por isso, decidiu ir à cerimônia para vingar-se. Jogou sobre a mesa da cerimônia uma maçã de ouro (o pomo) com a inscrição “À mais bela”. O presente provocou a discórdia entre Hera (Juno), Atena (Minerva) e Afrodite (Vênus): as três reclamaram o título.
Para se livrar da delicada situação, Zeus, o senhor do Olimpo, transferiu a decisão para Páris, um mortal, filho do rei Príamo, de Tróia. Na época, Páris trabalhava como pastor e vivia feliz ao lado de uma ninfa adorável chamada Enone. Vivia no campo, pois seu pai, anos antes, recebera um alerta vindo do Oráculo de Apolo sobre Páris ser uma iminente ameaça à estabilidade de Tróia.
As três deusas desceram à terra e procuraram Páris.
Hera, sendo esposa de Zeus, e por isso rainha entre as deusas, disse: “Se disser que eu sou a mais bela, lhe darei o trono de toda Europa e Ásia.”
Atena, a deusa da sabedoria e da guerra, ofereceu: “Escolha-me como a mais bela, e eu lhe tornarei o comandante de um exército triunfante na mais importante guerra.”
Mas Afrodite, conhecendo a fragilidade dos mortais, foi direta: “Darei a você o amor da mais bela mortal caso diga que eu sou a mais bela deusa.”
Páris, guiado pelo desejo, aceitou a proposta da deusa do amor, e disse que Afrodite era a mais bela. A deusa, vitoriosa precisava cumprir sua parte, e fez com que Helena, a mais bela mortal, se apaixonasse pelo pastor.Acontece que ela era casada com Menelau, o rei de Esparta.
Auxiliados por Afrodite, Helena e Páris fugiram para Tróia. Assim que soube da traição, Menelau enfurecido foi pedir auxílio ao seu inescrupuloso irmão, o rei Agamenon para junto com ele persuadir todos os grandes generais e reis da Grécia numa marcha colossal contra os troianos (inclusive o rei da província de Ítaca, Odisseu, arquiteto do plano com o Cavalo de Tróia e posteriormente famoso pela Odisséia ). Agamenon viu no infortúnio do irmão a oportunidade perfeita para conquistar Tróia, até então conhecida como impenetrável. Ao unir-se à bela, Páris condenou sua própria cidade, pois os espartanos marcharam contra Tróia e reduziram-na a escombros.
Foi por causa do pomo que se gerou o estopim para desencadear uma sangrenta batalha que durou dez anos, a Guerra de Tróia.
E a famosa maçã passou a ser conhecida como "o pomo da discórdia" - que hoje indica qualquer coisa que leve as pessoas a brigarem entre si.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...