quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Saúde - Ondas de calor sinalizam risco menor de câncer de mama

Ondas de calor sinalizam risco menor de câncer de mama

Mulheres que sofrem com calores e outros sintomas da menopausa têm um risco 50% menor de desenvolver as formas mais comuns de câncer de mama do que as pessoas que nunca tiveram sintomas.
A conclusão é de uma pesquisa publicada na versão on-line da revista "Cancer Epidemiology Biomarkers and Prevention".
O efeito protetor é maior para quem tem os sintomas com mais frequência e de forma mais acentuada, segundo o autor do trabalho, o especialista em epidemiologia do câncer de mama Christopher Li, do Centro de Pesquisa de Câncer Fred Hutchinson, nos EUA.
A ligação entre o sofrimento na menopausa e o risco menor de câncer foi investigada porque hormônios como estrogênio e progesterona têm um papel importante no desenvolvimento da doença. A redução desses hormônios, causada pelo fim da função dos ovários, pode ter impacto na frequência e na gravidade dos sintomas da menopausa.
"Como os sintomas acontecem quando os níveis de hormônio variam ou caem, imaginamos que mulheres com sintomas de menopausa como calores e suores noturnos poderiam ter um risco menor de câncer de mama por causa dos menores níveis de estrogênio", afirmou o médico.
Os pesquisadores encontraram uma redução de 40% a 60% dos riscos de câncer invasivo ductal e de carcinoma invasivo lobular --dois dos tipos mais comuns de câncer de mama-- entre mulheres que tiveram calores e outros sintomas. O resultado se manteve mesmo levando em conta outros fatores de risco, como obesidade e reposição hormonal.
O estudo, feito com apoio do Instituto Nacional de Câncer dos EUA, entrevistou 1.437 mulheres que já haviam passado pela menopausa. Dessas, 988 tinham diagnóstico de câncer de mama.
(Fonte: Folha de São Paulo em 26/01/2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...