Maria-vai-com-as-outras
Dizer que uma pessoa é Maria-vai-com-as-outras significa dizer que ela é facilmente influenciável e se deixa levar pela opinião de outras pessoas.
A Maria da expressão é Dona Maria I, rainha de Portugal no final do século XVIII. Ela é conhecida tanto como “A Piedosa” - por sua devoção religiosa - como por “A Louca”. Dona Maria I, mãe de D. João VI (avó de D. Pedro I e bisavó de D. Pedro II), enlouqueceu de um dia para o outro. Declarada incapaz de governar, foi afastada do trono e proibida de governar em 1792.
Por causa de seu estado de saúde, ela saía muito pouco do palácio, e sempre acompanhada por várias damas de companhia (as outras da expressão). Nessas ocasiões, o povo costumava dizer: “Lá vai dona Maria com as outras’’.
Também há quem diga que esta expressão idiomática tem origem religiosa e está ligada a Nossa Senhora. Isto por que, normalmente, os rosários eram formados por 150 Ave Marias - todas sempre iguais, em seqüência, separadas apenas por 15 Pais Nossos. Ou seja, a uma Maria, seguiam-se as demais.
A frase passou a designar pessoas que fazem absolutamente tudo igual às outras, que não têm opinião e vontade próprias e se deixa convencer com a maior facilidade.
Que interessante!... essa eu realmente não sabia! Mais uma para meu caderninho de anotações. Obrigada por compartilhar ensinamentos. Beijos
ResponderExcluirObrigada por seguir meu blog. Também gosto muito de saber a origem das expressões e das palavras.
ResponderExcluirPartilhei esta explicação fantástica num grupo que criei de Memórias de Família, que foi tão apreciada e elogiada.
ResponderExcluirConvido a consultar em https://www.facebook.com/groups/memoriasdefamilia
Muitos Parabéns!