quarta-feira, 28 de abril de 2010

Cinema em Casa - Pecados Íntimos



Título original: (Little Children)
Lançamento: 2006 (EUA)
Direção: Todd Field
Atores: Kate Winslet , Patrick Wilson , Jennifer Connelly , Gregg Edelman , Sadie Goldstein
Duração: 130 min
Gênero: Drama

“Pecados Íntimos” tem a maioria da trama passada em ambientes que envolvem crianças. Inicia-se num parquinho, quando Sarah, uma jovem mãe negligente que ainda não aprendeu a cuidar de sua filha, muito ao menos entendê-la, vivida pela sempre ótima Kate Winslet, conhece Brad, o pai bonitão do bairro. Há certa tensão sexual entre eles. Em outros momentos, enquanto eles levam seus respectivos filhos para brincarem na piscina pública e desfrutarem do calor escaldante, a relação entre eles se fortalece. É um mero pretexto para ambos se verem e o incipiente vínculo se forma.

Surge também, como forte antagonista, um recém-liberado pedófilo no bairro. A sociedade não sabe ao certo como lidar com a sua presença, nem ele pretende contornar seus desvios de conduta.

Este é mais um exemplo de filme cujo título brasileiro dá um juízo de valor em relação aos atos cometidos pelos personagens. E isto é injusto, afinal o título original “Criancinhas” (little children em inglês) tem um significado ambíguo e que é bastante apropriado: pode tanto se referir aos filhos pequenos dos protagonistas quanto para as atitudes infantis destes.

O filme estuda a ordem burguesa e a possibilidade de subversão desta rotina suburbana. Não é à toa que o livro Madame Bovary é estudado e mencionado no meio da estória: Sarah, em sua possibilidade de fuga e de escapismo, é uma versão contemporânea da heroína de Flaubert. Pena que o título brasileiro a tenha julgado de antemão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...