sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Ninguém vive sem um pouco de poesia... - Manoel de Barros

Poema
A poesia está guardada nas palavras – é tudo o que sei.
Meu fado é o de não saber quase tudo,
sobre o nada tenho profundidades.
Não tenho conexões com a realidade
poderoso para mim não é aquele que descobre o ouro.
Para mim poderoso é aquele que descobre as
insignificâncias (do mundo e as nossas).
Por essa pequena sentença me elogiaram de imbecil.
Fiquei emocionado e chorei.
Sou fraco para elogios.
(Manoel de Barros)

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Dicas - Encontro com Alice Ruiz

Clique na imagem para vê-la em tamanho maior

Dica de diversão - A Falecida

Clique na imagem para vê-la em tamanho maior

Ninguém vive sem um pouco de poesia... - Elisa Lucinda

Memória de um Silêncio Eloquente

Para ti
sempre tive um infinito
estoque de perdão.
Só para ti
perdoei mais que suportava,
mais do que pude.
Minha cerca-limite era sem estatuto, 
não tinha um não delimitando nada.
Fui perdoando assim de manada
e muitos erros desfilaram me ferindo,
nos interferindo silenciosos,
sem ninguém denunciar.

Perdoa a dor que te causei,
é que você estava há tempos me machucando
e eu não gritei.


(Elisa Lucinda)

Na vitrola aqui de casa - Sodade

Persona - Cesária Évora

Cesária Évora (Mindelo - Cabo Verde, 27 de Agosto de 1941 — Mindelo, 17 de Dezembro de 2011)

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Ninguém vive sem um pouco de poesia... - Cecília Meireles

Naufrágio
Pus o meu sonho num navio

e o navio em cima do mar;

- depois, abri o mar com as mãos,
para o meu sonho naufragar

Minhas mãos ainda estão molhadas
do azul das ondas entreabertas,
e a cor que escorre de meus dedos
colore as areias desertas.

O vento vem vindo de longe,
a noite se curva de frio;
debaixo da água vai morrendo
meu sonho, dentro de um navio...

Chorarei quanto for preciso,
para fazer com que o mar cresça,
e o meu navio chegue ao fundo
e o meu sonho desapareça.

Depois, tudo estará perfeito;
praia lisa, águas ordenadas,
meus olhos secos como pedras
e as minhas duas mãos quebradas.
(Cecília Meireles)

Agora ouçam Amália Rodrigues cantando este poema, sem a última estrofe, em forma de fado.


Bão dimais - Pão de queijo de 3 ingredientes

Pão de queijo de 3 Ingredientes

Ingredientes: 1 caixinha de creme de leite (200 ml) * 1 copo (requeijão) de queijo ralado (misturei parmesão e muçarela ralada) * 1 copo (requeijão) de polvilho doce ou azedo
Modo de fazer: Amasse até soltar das mãos. Caso precise um pouquinho a mais de polvilho, coloque aos poucos até que chegue ao ponto de enrolar. Faça bolinhas, coloque em forma untada e asse em forno pré-aquecido bem quente. Se achar necessário, acrescente sal. Asse até que fiquem levemente dourados. 
Rendimento: 25 porções.

terça-feira, 21 de agosto de 2012

De onde vem? - Onde Judas perdeu as botas

Onde Judas perdeu as botas
Quando alguém mora muito longe é comum ouvirmos: Ele mora "onde Judas perdeu as botas”.
A expressão "onde Judas perdeu as botas" é usada para designar um lugar distante, desconhecido e inacessível. Tão longe que sua localização não pode ser detalhada. É por lá onde Judas perdeu as botas.
A Bíblia não faz nenhuma refe­rência às botas de Judas, o apósto­lo que, de acordo com os relatos do Novo Testamento, entregou Jesus Cris­to aos guardas romanos em troca de moedas de prata. No capítulo 27 do evangelho de Mateus, se lê "Ele jogou então no templo as moedas de prata, saiu, e foi enforcar-se", sem qualquer menção às botas do apóstolo.
Mas existe uma lenda popular que relata que após trair Jesus, Judas enforcou-se em uma árvore sem nada nos pés, já que havia posto o dinheiro que ganhara por entregar Jesus dentro de suas botas. Quando os soldados viram que Judas estava sem seus sapatos, saíram em busca dos mesmos e do dinheiro da traição. Nunca ninguém ficou sabendo se tais botas foram achadas.
A expressão “onde o Judas perdeu as botas” em espanhol é “donde el diablo perdió el poncho“. E diabo veste poncho? Sei lá. Só sei que se Judas pode usar botas, o diabo pode usar poncho.
Existe um lugar ainda mais distante de "onde Judas perdeu as botas". É "onde Judas perdeu as meias".

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Santa Rita é notícia - Parceria Ericsson - ETE


Ericsson fecha parceria com escola de Santa Rita do SapucaíEmpresa instala centro de desenvolvimento profissional em parceria com escola técnica de Santa Rita do Sapucaí


Academia e mercado se unem para solucionar a escassez de mão de obra no setor de telecomunicações. Aproveitando o foco de Santa Rita do Sapucaí (cidade do Sul de Minas) na criação de empresas de tecnologia, a Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa (ETEFMC), instituição com mais de 50 anos de experiência na formação de técnicos da área, firma hoje parceria com a empresa de telefonia móvel Ericsson para criação de um núcleo voltado para a capacitação prática de técnicos do setor.
O Núcleo de Desenvolvimento de Competência Ericsson será integrado à escola e aumentará os ensinamentos práticos para os alunos. Para isso, foi criada estrutura similar à encontrada no mercado de trabalho, com a construção de uma estação rádio-base e o equipamento de transmissão. Uma torre de telefonia com 25 metros de altura e um poste octadecagonal de 15 metros de altura foram instalados no câmpus, o primeiro adaptado ao sistema GSM e o segundo no formato 3G. Além disso será dado curso de instalação de telefonia móvel.
“A parte teórica qualquer escola consegue oferecer, mas na prática acredito que seremos os únicos no país a garantir tamanho detalhamento. Criou-se uma estrutura que não tem semelhante no país”, afirma o coordenador-geral do Centro de Desenvolvimento de Negócios da ETE FMC, Wanderson Eleutério Saldanha, ressaltando que o pioneirismo da escola se repete mais de cinco décadas depois da sua criação, quando foi a primeira instituição de ensino da América Latina a oferecer curso voltado para o segmento de eletrônica.
Ele afirma que trata-se de um mercado carente e que duas vezes por ano grandes grupos de engenharia vão à cidade requisitar técnicos e acabam por contratar a maioria dos profissionais disponíveis. A Ericsson mesma é uma das principais captadoras de mão de obra. Da escola já saíram dezenas de pessoas que ocupam cargos na empresa, desde técnicos em eletrônica até executivos de alto escalão. Com a novidade, a tendência é que a demanda cresça ainda mais nos próximos anos.

Investimentos


De olho na implantação da tecnologia 4G no país, o vice-presidente da Ericsson para a América Latina, Eduardo Ricotta, acredita que as primeiras turmas deverão ser beneficiadas e vislumbra que até todos os alunos podem ser contratados pela empresa, dependendo do aquecimento do setor. Ele observa que a companhia antecipa a formação de profissionais e faz com que o aluno se familiarize com a empresa. “O técnico completa o curso preparado para fazer a instalação em campo”, afirma ele, ressaltando que antes eram necessários dois meses para formação do aluno.
Outro problema que pode ser sanado com a implantação do núcleo é a redução da rotatividade. O que Ricotta percebe é que muitos funcionários ficam pouco tempo na mesma empresa e aproveitam os cursos de qualificação oferecidos para conseguir vagas melhores. “A retenção hoje é muito pequena. Caberá à Ericsson identificar quem são os melhores e os capazes para desenvolvê-los na empresa”, afirma o vice-presidente da companhia sueca.
(Fonte: Estado Minas em 17/08/2012)

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Ninguém vive sem um pouco de poesia... - Marina Colasanti

Tive um rosto
Tive um rosto
e o perdi
penso diante do espelho
que não me entrega aquela
que eu esperava
mas outra
bem mais velha.
Mais uma vez me engano.
Certo seria dizer:
pensei ter tido um rosto
e o que perdi foi
a ilusão de um rosto.
Caminhei até um rosto
longamente,
um rosto que alcançado
seria o meu.
E quando enfim cheguei
àquele rosto
ele não era aquele
era um rosto
muitos rostos adiante.
Cheguei sempre atrasada
nesse encontro
porque quis alcançar meu rosto
como a um porto
e não soube entender
que rosto
é só percurso.
(Marina Colasanti)

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Santa Rita é notícia - Escola Estadual Dr. Luiz Pinto de Almeida


Escola do Sul de MG tem a maior nota do Ideb para alunos da 4ª série

Duas escolas do Sul de Minas ficaram entre as melhores do país no Ideb 2011, segundo dados divulgados nesta terça-feira (14) pelo Ministério da Educação. A Escola Municipal Carmélia Dramis Malaguti, de Itaú de Minas (MG,) aparece como a primeira colocada do ranking nacional, com nota 8,6. Já a Escola Municipal Professor Joaquim Borges de Freitas, de Claraval (MG), ficou no quarto lugar nacional no ranking que avaliou os alunos até a 4ª série (5º ano) do ensino fundamental.
Na avaliação dos alunos dos anos finais do ensino fundamental, o Colégio Tiradentes, de Passos (MG) e a Escola Estadual Dr. Luiz Pinto de Almeida, de Santa Rita do Sapucaí (MG), ficaram entre as 25 melhores no Brasil.
No ranking até a 4ª série, as cinco melhores escolas do Sul de Minas tiveram nota média de 7,9, bem acima das médias da região Sudeste e de Minas Gerais, de 5,6 e 5,9 respectivamente. O bom desempenho também se observa entre as cinco melhores escolas da região para alunos até os anos finais do ensino fundamental. A nota média nessa categoria foi de 6,3, enquanto a média do Sudeste e de Minas Gerais ficou em 4,5 e 4,6.
Em contato por telefone com a equipe do G1 Sul de Minas, a coordenadora pedagógica Mariângela Bregalba comemorou o resultado." Toda a notícia que mostra ganhos na educação é recebida com muita alegria. Isso mostra que Minas Gerais vem se desenvolvendo na educação. Toda a região anseia em formar futuros profissionais com qualidade”.
Confira abaixo os melhores colocados do Sul de Minas no Ideb 2011:

Até 4ª Série (5º ano) - Anos iniciais

- Escola Municipal Carmélia Dramis Malaguti (Itaú de Minas) - Nota 8,6 (1º lugar nacional)
- Escola Municipal Prof. Joaquim Borges de Freitas (Claraval) - Nota 8,3 (4º lugar nacional)
- Escola Municipal Mauro Franco (Caldas) - Nota 7,7 (53º lugar nacional)
- Escola Estadual Dom Otávio Chagas de Miranda (Borda da Mata) - Nota 7,6 (71º lugar nacional)
- Escola Municipal Itaú de Minas - Nota 7,6 (75º lugar nacional)


Até 8ª Série (9º ano) - Anos finais

- Colégio Tiradentes (Passos) - Nota 6,7 (19º lugar nacional)
- Escola Estadual Dr. Luiz Pinto de Almeida (Santa Rita do Sapucaí) - Nota 6,6 (24º lugar nacional)
- Escola Municipal Maria Caproni de Olievira (Carvalhópolis) - Nota 6,4 (39º lugar nacional)
- Escola Municipal Ambrosina Maria de Jesus (Tocos do Moji) - Nota 6,1 (103º lugar nacional)
- Colégio Municipal Arceburguense (Arceburgo) - Nota 6,0 (131º lugar nacional)


Entenda o Ideb

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado pelo MEC para medir a qualidade no ciclo básico de ensino. Ele é feito a cada dois anos e já tem quatro edições (2005, 2007, 2009 e 2011). Para chegar ao índice, o MEC calcula a relação entre rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e desempenho na Prova Brasil aplicada para crianças do 5º e 9º ano do fundamental e do 3º ano do ensino médio.
O Ideb possibilita analisar a qualidade da educação em uma determinada escola e nas diversas redes de ensino; no fundamental, é possível avaliar o desempenho dos municípios nas redes públicas e, no nível médio, o Ideb é divulgado por UF. Há também o Ideb Brasil, dividido entre as redes municipal, estadual e privada.
Como a Prova Brasil pretende analisar a qualidade da turma com a maior abrangência, os alunos fazem provas diferentes que só podem ser avaliadas em conjunto. Assim, não há nota individual.
(Fonte: G1 Sul de minas em 14/08/2012)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...