quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Santa Rita é notícia - Escola Estadual Dr. Luiz Pinto de Almeida


Escola do Sul de MG tem a maior nota do Ideb para alunos da 4ª série

Duas escolas do Sul de Minas ficaram entre as melhores do país no Ideb 2011, segundo dados divulgados nesta terça-feira (14) pelo Ministério da Educação. A Escola Municipal Carmélia Dramis Malaguti, de Itaú de Minas (MG,) aparece como a primeira colocada do ranking nacional, com nota 8,6. Já a Escola Municipal Professor Joaquim Borges de Freitas, de Claraval (MG), ficou no quarto lugar nacional no ranking que avaliou os alunos até a 4ª série (5º ano) do ensino fundamental.
Na avaliação dos alunos dos anos finais do ensino fundamental, o Colégio Tiradentes, de Passos (MG) e a Escola Estadual Dr. Luiz Pinto de Almeida, de Santa Rita do Sapucaí (MG), ficaram entre as 25 melhores no Brasil.
No ranking até a 4ª série, as cinco melhores escolas do Sul de Minas tiveram nota média de 7,9, bem acima das médias da região Sudeste e de Minas Gerais, de 5,6 e 5,9 respectivamente. O bom desempenho também se observa entre as cinco melhores escolas da região para alunos até os anos finais do ensino fundamental. A nota média nessa categoria foi de 6,3, enquanto a média do Sudeste e de Minas Gerais ficou em 4,5 e 4,6.
Em contato por telefone com a equipe do G1 Sul de Minas, a coordenadora pedagógica Mariângela Bregalba comemorou o resultado." Toda a notícia que mostra ganhos na educação é recebida com muita alegria. Isso mostra que Minas Gerais vem se desenvolvendo na educação. Toda a região anseia em formar futuros profissionais com qualidade”.
Confira abaixo os melhores colocados do Sul de Minas no Ideb 2011:

Até 4ª Série (5º ano) - Anos iniciais

- Escola Municipal Carmélia Dramis Malaguti (Itaú de Minas) - Nota 8,6 (1º lugar nacional)
- Escola Municipal Prof. Joaquim Borges de Freitas (Claraval) - Nota 8,3 (4º lugar nacional)
- Escola Municipal Mauro Franco (Caldas) - Nota 7,7 (53º lugar nacional)
- Escola Estadual Dom Otávio Chagas de Miranda (Borda da Mata) - Nota 7,6 (71º lugar nacional)
- Escola Municipal Itaú de Minas - Nota 7,6 (75º lugar nacional)


Até 8ª Série (9º ano) - Anos finais

- Colégio Tiradentes (Passos) - Nota 6,7 (19º lugar nacional)
- Escola Estadual Dr. Luiz Pinto de Almeida (Santa Rita do Sapucaí) - Nota 6,6 (24º lugar nacional)
- Escola Municipal Maria Caproni de Olievira (Carvalhópolis) - Nota 6,4 (39º lugar nacional)
- Escola Municipal Ambrosina Maria de Jesus (Tocos do Moji) - Nota 6,1 (103º lugar nacional)
- Colégio Municipal Arceburguense (Arceburgo) - Nota 6,0 (131º lugar nacional)


Entenda o Ideb

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado pelo MEC para medir a qualidade no ciclo básico de ensino. Ele é feito a cada dois anos e já tem quatro edições (2005, 2007, 2009 e 2011). Para chegar ao índice, o MEC calcula a relação entre rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e desempenho na Prova Brasil aplicada para crianças do 5º e 9º ano do fundamental e do 3º ano do ensino médio.
O Ideb possibilita analisar a qualidade da educação em uma determinada escola e nas diversas redes de ensino; no fundamental, é possível avaliar o desempenho dos municípios nas redes públicas e, no nível médio, o Ideb é divulgado por UF. Há também o Ideb Brasil, dividido entre as redes municipal, estadual e privada.
Como a Prova Brasil pretende analisar a qualidade da turma com a maior abrangência, os alunos fazem provas diferentes que só podem ser avaliadas em conjunto. Assim, não há nota individual.
(Fonte: G1 Sul de minas em 14/08/2012)

2 comentários:

  1. A educação é muito importane para o desenvolvimento do ser humano. É o local correto para se investir. Quanto mais melhor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o que também acho. É possível fazer uma escola pública de qualidade. Basta querer. Abraços.

      Excluir

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...