terça-feira, 30 de outubro de 2012

De onde vem? - Viu (ver) passarinho verde

Viu (ver) passarinho verde

Certamente todos nós já ouvimos, ao menos uma vez na vida, alguém perguntar:
_ Viu um passarinho verde?
Mas o que significa e como surgiu essa expressão?
A expressão é empregada para aqueles que, sem motivo aparente, demonstram muita alegria.
E que passarinho é este?
O passarinho em questão é um psitacídeo, nome esquisito para uma espécie de periquito verde.
Existem duas explicações para esta expressão usada quando percebemos que alguém tem uma grande felicidade estampada na cara. Ambas as explicações estão ligadas ao amor.
De acordo com o folclorista Luís da Câmara Cascudo, no livro Locuções Tradicionais no Brasil, a tal ave era muito usada para levar no bico mensagens de amor trocadas entre casais apaixonados. Conta-se que alguns românticos, adestravam o periquito verde, para que ele levasse em seu bico uma carta de amor para a namorada. Logo, a pretendida, ao ver o passarinho verde, sabia que receberia uma mensagem do seu amado. O pássaro servia para burlar a vigilância dos severos pais da pretendida, que desfilava depois pela casa com aquela cara feliz de quem viu passarinho verde...
Há também uma lenda do século XIX narrando que, naquela época, era moda as mocinhas terem como animal de estimação um periquito e ficarem na janela olhando a passagem dos transeuntes.
Quando uma delas se simpatizava com um jovem e ele a convidava para se encontrarem às escondidas, o sinal para o encontro dar certo ou não era o seguinte: quando rapaz passasse em frente à casa dela, se ela estivesse com o periquito na janela era sinal de que o encontro iria dar certo. Caso contrário, não daria.
Quando o rapaz via a moça e seu respectivo periquito, geralmente dava um sorriso e saía todo contente. Diante de tanta alegria as pessoas costumavam comentar:
_Você parece que viu passarinho verde.
Era sinal de um encontro amoroso à vista.
Fonte: Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...