quinta-feira, 13 de setembro de 2012

De onde vem? - Dia Nacional da Cachaça

Dia Nacional da Cachaça

Símbolo nacional, cachaça foi ilegal por quase 30 anos

A Corte portuguesa proibiu a "marvada" para vender mais vinho e bagaceira. 

Se hoje a cachaça é um dos orgulhos do País, no século 17 foi o pesadelo dos nossos colonizadores. Mal éramos um esboço de nação e já tínhamos descoberto a bebida da cana. Não demorou, para em 1635, a Coroa proibir seu consumo. Como o veto não pegou, na década seguinte tentou-se proibir a comercialização.
Toda essa preocupação não tinha nada a ver com a ordem pública. O problema era não comprar de Portugal vinho e bagaceira, uma aguardente rival, feita de uva. Cansada de fazer vistas grossas, em 1659, a Metrópole mandou destruir alambiques e tacar fogo em navios exportadores de cachaça.
Tentando se aproveitar, um governador local criou altas taxas para o produto proibido. Claro que acabou em confusão. Alambiqueiros gostavam mesmo era de tomar vinho português, mas, em favor de seus bolsos, agitaram a Revolta da Cachaça, no Rio de Janeiro, em 13 de setembro de 1661. Ganharam a luta com a liberação da nossa aguardente. Por causa disso, em lei do ano de 2009, 13 de setembro passou a ser Dia Nacional da Cachaça.

(Fonte: Almanaque Brasil – Natália Pesciotta)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...