terça-feira, 19 de julho de 2011

Minas são muitas - Paula Cândido

“Minas são muitas. Porém, poucos são aqueles que conhecem as mil faces das Gerais.” (Guimarães Rosa)

Paula Cândido

Igreja Matriz de São José (Foto do Miguel)

Região: Zona da Mata
Padroeiro: São José
Festa do Padroeiro: 1 de Maio

Localização



História

Os primitivos habitantes parecem ter sido os índios das tribos Coroados, Coropos e Puris. Os recursos históricos disponíveis levam a crer que os primeiros homens civilizados a passarem pela região tenham sido bandeirantes comandados pelo capitão Pires Farinha, no século XVIII.
Em 29 de janeiro de 1772, segundo registro de Diego de Vasconcelos em sua história média de Minas Gerais, o governo autorizou ao sertanista Francisco Barroso Pereira a penetrar na região a fim de descobrir jazidas de ouro no Vale do Rio Xopotó. Foi ele, comprovadamente, o primeiro garimpeiro e colonizador da região. Construiu uma capela dedicada a São José dando início ao povoado de São José do Barroso, subordinado a matriz de São Manuel de Rio Pomba. Treze anos após, em 1785, José Gomes Barroso recebeu do Governo em Sesmaria as terras da região, tornando-se o primeiro sesmeiro.
Posteriormente um de seus descendentes diretos, João Gomes Barroso, doaria ao patrimônio religioso, as terras onde foi erigida uma igreja em homenagem a São José, santo de devoção do primeiro sesmeiro e desbravador da região.
Originalmente o povoado se chamou São José do Barroso, ainda em homenagem a José Gomes Barroso, e desenvolveu em torno da pequena igreja construída nos terrenos doados da sesmaria.
O município foi criado em 1953, quando sua denominação foi mudada de São José do Barroso para Paula Cândido. Nesta época, o costume de abreviar seu nome para "Barroso" vinha criando transtornos e confusões quanto sua real posição geográfica, uma vez que havia duas outras localidades com nomenclatura homônima na região: uma nas proximidades de Carangola e outra entre Barbacena e São João Del Rei. Homenageou-se, então, o Dr. Francisco Gomes de Paula Cândido, filho da terra, médico, político e conselheiro do império no Brasil.

Datas Históricas

1870 – Criado o Distrito com a denominação de São José do Barroso, subordinado ao município de Rio Branco.
1953 - Elevado à categoria de município coma denominação de Paula Cândido e desmembrado de Visconde de Rio Branco.

O município

Paula Cândido é um município do estado de Minas Gerais. Sua população em 2010 era de 9.271 habitantes e ocupa uma área de 268,32 Km².
O município ocupa-se economicamente da produção agrícola, em destaque o milho, café, feijão e arroz, além de pecuária leiteira, granja e micro indústria de móveis.
Paula Cândido realiza, no último fim de semana de outubro, a festa do Rosário, com desfile de termo de congo e coroação do rei e da rainha.
A primeira festa da qual ainda se guardam registros, ocorreu em 26 de janeiro de 1862, onde os reis eram chamados Reis do Congado. Durante a festa há o congado, os reis e a cavalgada com a bandeira de Nossa Senhora do Rosário. Os Congos ou Congado são a guarda do rei e um dos integrantes mais importantes da festa. Eles realizam uma dança de luta típica africana. Utilizam espadas e instrumentos de origem africana como a cuíca, caixa, pandeiro e reco-reco. A festa é sempre encerrada com a procissão levando a imagem de Nossa Senhora do Rosário, por quatro senhoras, e também as imagens de São Benedito e de Santa Efigênia, essas carregadas pelos congadeiros, seguida de sermão e bênção do Santíssimo na Igreja Matriz de São José, antes da coroação dos novos reis do Rosário, após o beijo da coroa, culminando na coroação de Nossa Senhora do Rosário pelas rainhas nova e velha.
(Fontes: IBGE, ALMG, http://www.paulacandido.mg.gov.br/, http://fmradiomaster.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...