quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Minas são muitas - Passos

“Minas são muitas. Porém, poucos são aqueles que conhecem as mil faces das Gerais.” (Guimarães Rosa) 

Passos

Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus dos Passos (Foto do Sérgio Mourão)

Região: Sul
Padroeiro: Senhor Bom Jesus dos Passos
Festa do Padroeiro: 6 de Agosto

Localização


História

O primeiro nome do hoje importante município sul-mineiro foi Capoeiras, por estar, aquela época, situada a povoação dentro de uma densa capoeira.  O segundo nome – Vila Formosa do Senhor Bom Jesus dos Passos – foi dado ao antigo arraial das Capoeiras em virtude de o alferes João Pimenta de Abreu, devoto do Senhor Bom Jesus dos Passos, haver erigido o primeiro templo nesta cidade, em cumprimento de uma promessa.  Mais tarde o nome foi simplificado para Passos.
Os primeiros desbravadores da região foram os alferes João Pimenta de Abreu e seus parentes, que ali se fixaram, atraídos, sobretudo, pela topografia, fertilidade do solo e existência do ouro às margens do Rio Grande.  Em 1823, já era grande o povoado, quando Domingos Vieira de Souza e Joaquim Lopes da Silva construíram as suas fazendas que colaboraram para a formação do arraial.  Com o correr dos anos e a chegada de novos mineradores, o povoado se alargou, tornando-se conhecido em toda a província de Minas Gerais pelo nome de Arraial da Capoeira.  
Crescendo vertiginosamente a freguesia do Senhor Bom Jesus dos Passos foi elevada à categoria de vila, com a denominação de “Vila Formosa do Senhor Bom Jesus dos Passos”.
Continuando em franco progresso, a vila foi elevada à categoria de cidade em 1858, com a denominação de Passos.

Datas históricas

1840 – Criado o Distrito com a denominação de Vila Formosa do Senhor Bom Jesus dos Passos, subordinado ao município de Jacuí.   
1848 - Elevado à categoria de vila com a denominação de Vila Formosa do Senhor Bom Jesus dos Passos e desmembrado do município de Jacuí.
1858 - Elevado à condição de cidade com a denominação de Passos.

O município

Passos é um município do estado de Minas Gerais. Sua população, em 2010, era de 106.290 habitantes e ocupa uma área de 1.338,07 Km².
Agroindústria (açúcar, álcool, fermento, laticínios,); agropecuária (cana, café, milho, gado de corte e de leite, avicultura de corte e de postura, suinocultura); indústria confeccionista e de serviços. Atualmente a cidade está se destacando na indústria moveleira. A indústria mobiliária (móveis rústicos e finos) vem se destacando e ganhando expressão nacional pela sua qualidade de acabamento, design diferenciado e durabilidade. Comércio forte, infraestrutura de serviços institucionais e privados, aliados à tradicional hospitalidade mineira fazem do turismo de compras em Passos realmente um diferencial para quem visita a cidade.
A Avenida Com. Francisco Avelino Maia, conhecida também como Avenida da Moda, possui diversas empresas de confecção responsáveis por abastecer grandes centros comerciais como São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, etc. além de diversas lojas de varejo.
A poucos quilômetros do centro, na estrada que leva à Serra da Canastra, no Rio Grande, está o Porto Passos-Glória; trecho em que o rio já se encontra represado pela Usina de Peixotos. A travessia por Balsa e o por do sol são atrações imperdíveis; dezenas de bares e restaurantes fazem do “Porto” um dos mais agitados pontos turísticos de Passos. Esportes náuticos e a pesca são praticados constantemente e  favorecem o clima de amistoso do lugar; nas belas margens concentram-se também diversos ranchos de veraneio. 

Blog: Faltam 776 municípios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...