domingo, 2 de maio de 2010

De onde vem? - No (do) tempo do onça


No (do) tempo do onça

Essa expressão indica coisa ou assunto muito antigo, já fora de moda.
Há duas explicações para a origem da expressão, uma portuguesa e outra brasileira.
Na lusitana, "Onça" era o apelido do Marquês de Pombal, que reconstruiu Lisboa depois do avassalador terremoto de 1755. Muita gente morreu e os portugueses evitavam tocar no assunto por muitos anos. Quando alguém lembrava a catástrofe, logo alguém mudava de assunto: "Isso é do tempo do Onça"'.
Na brasileira : No início do Século 18, o Rio de Janeiro era governado por Luiz Vahia Monteiro (1725-1732). Durante o período em que governou o Rio, ele cumpria rigorosamente a lei e exigia que todos a cumprissem também. Como a onça era o animal mais temido na época, principalmente por causa dos ataques aos bandeirantes e aos que se aventuravam nas florestas em busca do ouro nas Minas Gerais, este foi o apelido de Luís Vahia Monteiro, tal o medo que bandidos de toda espécie, de poderosos a pé-rapados, tinham dele. Perseguido politicamente, Luís Vahia Monteiro acabou afastado do poder pela Câmara em 1732.
Os saudosos do governador Vahia Monteiro, ao assistirem o desleixo com que a cidade passou a ser administrada, viviam suspirando pelos cantos e dizendo: “Ah, no tempo do Onça que era bom!”. Por conta disto, a expressão “no tempo do Onça” passou a significar coisa antiga, algo de tempos passados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...