quarta-feira, 12 de maio de 2010

Cinema em Casa - Tempestade de Gelo



Título original: (The Ice Storm)
Lançamento: 1997 (EUA)
Direção: Ang Lee
Atores: Kevin Klyne, Sigourney Weaver, Joan Allen, Katie Holmes, Tobey Maguire, Christina Ricci, Elijah Wood
Duração: 113 min
Gênero: Drama


Década de 70 no gelado subúrbio de Connecticut. Momento de indecisão na política americana, com os escândalos de Watergate envolvendo o grande escalão da Casa Branca. Este período de mudança política é o pano de fundo para este filme que busca estudar não apenas as transformações pelas quais passam os EUA, mas principalmente seus reflexos num contexto mais intimista: a família.

Os Hoods são a típica família burguesa norte-americana. O pai pega o trem todas as manhãs para ir trabalhar na grande cidade vizinha, enquanto a esposa, dona-de-casa esforçada, tenta lidar com as quotidianas tarefas diárias e agüentar as rabugices da filha adolescente. O primogênito da família estuda fora de casa, e está indo passar o feriado de Ação de Graças com os pais.

Mas como o gelo que derrete, e eis aí o porquê do título Tempestade de Gelo, as coisas não são tão ordenadas como se supõe e a vida burguesa não é tão estruturada como se vê pela superfície. Este filme foi dirigido pelo cineasta chinês Ang Lee, responsável pela adaptação de Razão e Sensibilidade, pelo sucesso internacional O Tigre e o Dragão e também pelo polêmico O Segredo de Brokeback Mountain. Como sempre seu foco é a hipocrisia da sociedade e em A Tempestade de Gelo ela está em todos os lugares. Vale a pena dar uma chance para este belo estudo de uma época e de um comportamento que não são tão distantes de nossa recente década.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...