segunda-feira, 23 de maio de 2011

Minas são muitas - Santa Rita do Sapucaí

“Minas são muitas. Porém, poucos são aqueles que conhecem as mil faces das Gerais.” (Guimarães Rosa)

Santa Rita do Sapucaí

Santuário de Santa Rita de Cássia

Região: Sul
Padroeira: Santa Rita de Cássia
Festa da Padroeira: 22 de Maio

Localização



História

Santa Rita do Sapucaí foi fundada por uma família de portugueses, Sr. Manoel da Fonseca, sua esposa Dona Genoveva Maria Martins, o filho Antônio e sua filha menor Maria Rita, que se instalaram às margens do Ribeirão do “Mosquito”.
Saíram eles de Olivença, uma dentre tantas cidades de Portugal que formavam o “Contestado”, descontentes com a anexação da terra natal à Espanha.
Desembarcaram na cidade do Rio de Janeiro e foram ali recebidos por D. João VI que não se esquecera dos serviços prestados por Manoel da Fonseca, quando da invasão de Napoleão Bonaparte a Portugal.
O casal se instalou em Baependi e ali desenvolveu um comércio lucrativo, e quando soube das terras devolutas às margens do Sapucaí, serviu-se de recomendações do Imperador e, vendendo seus bens, rumaram com os filhos e escravos para tomar posse das terras, que ficavam nas margens do Rio Sapucaí. Sempre portando a santa de sua devoção (Santa Rita de Cássia), fundaram a freguesa que iria celebrar o nome da Santa.
Para cumprir a promessa, pedindo um milagre para salvar o chefe da família, doaram à santa oito alqueires de terra. Quatro anos após, falecido Manoel da Fonseca, sua esposa Dona Genoveva consolidou a promessa mandando construir a capela onde foi celebrada a primeira missa.
No dia 22 de maio, o Pe. Mariano Acciolli oficiava a 1ª missa e introduzia a imagem que tão ciosamente trouxeram de Portugal, e estava fundada a freguesia de Santa Rita do Sapucaí.
Antes de se chamar Santa Rita do Sapucaí, em 1880, recebeu os nomes de Santa Rita do Mosquito, Santa Rita do Vintém (adotado pelo povo) e Santa Rita da Boa Vista.

Datas Históricas

1821 - Doação de oito alqueires feita pelos fundadores
1825 - Celebração da primeira missa na Capela
1836 - A Capela recebe prerrogativas de Curato
1839 - Elevação à categoria de Freguesia
1839 - Elevada à paróquia e seu primeiro pároco foi Pe. Athanásio José Rodrigues
1888 - É elevada a categoria de Vila, em 1º de setembro.
1891 - Foi instalado, na Vila, o Fórum Cível
1892 - Foi elevada a categoria de cidade, em 24 de maio.

No site Subsídios à Pesquisa Histórica, Neco Torquato Villela publicou, em 23 de outubro de 2010, o texto “No rastro da história de Manuel da Fonseca e Genoveva” que coloca por terra a história acima. Veja o texto completo aqui.
Ele afirma com exatidão: “Manoel José da Fonseca faleceu entre outubro de 1835 (data da venda de um sorte de terras feita por Manoel da Fonseca a Anna Joaquina de Jesus) e setembro de 1838 (data em que foi feito o mapa de população de 1838) e não antes de 1825, como é contado e ensinado em nossas escolas.
Certamente essas informações lançam uma luz sobre a história da cidade, porém lançam também outras perguntas: Se Manoel José da Fonseca estava vivo na data da 1ª missa, por que se contou até hoje que foi sua esposa quem mandou construir a igreja primitiva, cumprindo assim tanto a promessa feita a Santa Rita de Cássia como as últimas vontades do então finado Manoel da Fonseca. Por que não se contou que foi o próprio Manoel da Fonseca o mandante de tal obra? A história contada até então era uma peça de folclore ou fábula? Ou simplesmente um “equívoco” histórico?”

Blog: Não entro no mérito da questão da morte ou não de Manuel da Fonseca antes de 1825. Isso é assunto para documentos e argumentos. Na minha época, Genoveva fazia um negocinho com a santa. Se Manuel sarasse, ela mandava erguer a igreja. Será que não foi assim? Só acho que a história como é contada retrata uma bonita crônica de amor e devoção. Quem pode viver sem um pouco de romance?

O município

Santa Rita do Sapucaí é um município do estado de Minas Gerais. Sua população é de 37.754 habitantes.
O Município está compreendido numa área de 352 quilômetros quadrados, com altitude de 821 metros e temperatura entre 6º e 32º C.
Atualmente é Comarca Intermediária e dista, em linha reta 316 km da Capital do Estado, Belo Horizonte.
Situa-se em região onde se alternam montanhas e vales que formam a Bacia do Sapucaí.
A data magna da cidade é o dia 22 de maio, festa da Padroeira, celebrada todos os anos com conotações religiosas, folclóricas e sócio-culturais.
A padroeira, Santa Rita de Cássia, Santa italiana nascida nos século XIV, modelo de virtude e coragem, é o símbolo de mulher santa-ritense.
O aniversário de emancipação político-administrativa é comemorado no dia 24 de maio.
É conhecida como O Vale da Eletrônica, devido aos centros educacionais e empresas, desta área, situados na cidade. As referências na área de educação são: a Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa (ETE), o Instituto Nacional de Telecomunicações (INATEL) e a Faculdade de Administração e Informática (FAI). Esses centros educacionais são responsáveis pela formação da mão de obra especializada da cidade.
No Sul de Minas Gerais, Santa Rita do Sapucaí, é hoje uma cidade de expressão nacional pela projeção de suas escolas, de sua indústria e pela agropecuária.
Santa Rita do Sapucaí é conhecida em Minas Gerais por sua vanguarda no ramo da eletrônica e telecomunicações, pois tem um arranjo produtivo local dessas indústrias. Depois do seu grande desenvolvimento, ficou conhecida como "Vale do Silício" brasileiro.
A semente do Vale da Eletrônica foi plantada pela milionária benemérita "Sinhá Moreira", que fundou a Escola Técnica de Eletrônica. Logo depois, foi criado o INATEL e alguns anos depois a FAI. Essas três escolas formam a mão-de-obra do Vale.
Assim, a ideia de Dona Sinhá Moreira expandiu-se e foi incorporada pelas administrações públicas, passando a contar com a força de outros nomes expressivos no panorama econômico e político brasileiro, o que a conduziu para a formação do chamado "Vale da Eletrônica".
Desde então, a cidade tomou novos rumos na área tecnológica, criando ambiente para que os alunos ali formados permanecessem com suas ideias e projetos, criando novas indústrias, que passaram a dar o tom do desenvolvimento à cidade, possibilitando que seus jovens ali se empregassem e desenvolvessem suas carreiras profissionais.
Indústrias se instalaram na cidade e, acompanhando os ensinamentos de suas escolas, estão mais voltadas para as áreas de eletrônica, telecomunicações e informática.
Sua economia está calçada principalmente nas atividades agropecuárias e industriais.
Café, Leite, indústria agropecuária e indústria eletrônica são suas principais fontes de renda, produzindo ainda semente de milho, arroz, café e outros.
(Fonte: Internet)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...