sábado, 19 de março de 2011

Você sabia? - Super lua cheia no céu

Super lua cheia no céu

Hoje, 19 de março, a lua atinge sua posição mais próxima da Terra, conhecida como perigeu – algo que só acontece a cada 18 anos. O resultado é que, ao nascer no Leste, nosso satélite natural estará maior e mais brilhante do que o normal.
A lua cheia varia de tamanho por causa de sua órbita oval. O trajeto elíptico tem um lado (chamado perigeu) cerca de 50 mil km mais perto da Terra do que o outro (apogeu). Para um observador no planeta, a lua, no perigeu, fica 14% maior e 30% mais brilhante do que no apogeu.
Hoje, a lua estará em seu perigeu máximo – 356.577 km de distância. A proximidade é beneficiada por outra coincidência: para a maior parte do ocidente, ela surge no horizonte menos de uma hora após o perigeu. Esse fenômeno aconteceu pela última vez em março de 1993.
Essa proximidade da lua pode aumentar um pouco as marés, mas não há com o que se preocupar: as variações serão de apenas alguns centímetros a mais do que o normal. A Nasa ainda alerta que, diferentemente do que alguns boatos que circularam na internet dizem, as luas de perigeu não deflagram desastres naturais.
E para, quem quer tirar belas fotos, outra dica da Nasa: o melhor momento para observar a lua é quando ela ainda está perto do horizonte. Em contraste com árvores e prédios, ela parecerá maior.
(Fonte: http://exame.abril.com.br)

4 comentários:

  1. do portão da minha casa ,olhando para o santo cruzeiro ,ela estava realmente muito linda !

    ResponderExcluir
  2. Mica, obrigada pela visita. Realmente a lua estava linda. Minha filha, meu marido e eu ficamos na varanda tomando um vinhozinho, saboreando um queijinho e conversando sob a luz do luar. Tem preço uma noite dessa?

    ResponderExcluir
  3. Oi Nidia .

    Obrigada por seguir o meu Blog. Vou seguir o seu também.
    Bjs.
    Bertha Solares.

    ResponderExcluir
  4. tem não , ainda mais em tão boa companhia !!!!!!!!!! beijos

    ResponderExcluir

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...