quinta-feira, 8 de março de 2012

Você sabia? - Holi ou Festival das Cores

Holi ou Festival das Cores

Holi ou Festival das Cores é um festival da religião Hindu realizado na Índia, todos os anos entre fevereiro e março, que comemora a chegada da Primavera no Hemisfério Norte. Também é comemorado em outros países como Sri Lanka, Nepal, Suriname, Malásia, Bangladesh e países com influência indiana. É comemorado no dia de lua cheia do mês de Phalugna ou Falguna (Phalgun Purnima), que geralmente cai na parte posterior de fevereiro ou março.
São muitas as lendas que explicam o aparecimento do Holi, em geral remetendo ao temível Rei Hiranyakashyap. Muito vaidoso, ele queria que todos no seu reino o venerassem, mas foi justamente o seu filho Prahlad quem resolveu adorar uma entidade diferente, chamada Lord Naarayana. Hiranyakashyap combinou com a sua terrível irmã Holika, que tinha o poder de não se queimar, que ela entraria numa fogueira com Prahlad em seus braços para matá-lo. Mas Holika deu-se mal porque ela não sabia que o seu poder de enfrentar o fogo seria anulado quando ela entrasse na fogueira acompanhada de outra pessoa. Lord Naarayana reconheceu a bondade e devoção de Prahlad e salvou-o.
Todo o ritual simboliza a vitória do bem contra o mal, o triunfo da devoção, e assim como a Primavera é a estação das cores, o Holi é festejado com muito colorido. Neste dia, as pessoas atiram tintas das mais diversas cores umas às outras, com muita bebida, comida e música. Essa brincadeira começa quando crianças atiram as tintas aos pais e irmãos sendo que, no final, todos estão completamente pintados. Todos os dias desse festival, as pessoas se cumprimentam dizendo “Holi Hai”.
O povo canta e dança pelas ruas e nuvens de pó de todas as cores pintam o que quer que toquem, trazendo uma nova vida aos mercados, pessoas e calçadas. Por todo um dia, a regra é brincar, atirar pós e tintas coloridos e esquecer a hierarquia de castas.
(Fonte: Textos da Internet)
Vale a pena conferir algumas fotos aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...