segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

De onde vem? - Fazer cera

Fazer cera

A expressão “Fazer cera” significa demorar de forma proposital ao fazer alguma coisa que já podia ter sido feita. Nas relações de trabalho indica que se está fingindo trabalhar e nos jogos de futebol é retardar a reposição da bola, simular contusões ou trocar passes estéreis de um lado para outro fazendo passar o tempo.
No Rio de Janeiro, a primeira eleição de vereadores foi em dezembro de 1567, quase três anos após a fundação da cidade. Uma curiosidade é que os vereadores eram remunerados com cera, que tinha grande valor e era muito consumida na forma de velas para iluminação em geral e principalmente em dias de festas.
Como desde aquela época os vereadores tinham pouca produtividade e viviam protelando as decisões, o povo dizia que eles não trabalhavam, apenas ficavam ali para "fazer cera" (ganhar seu pagamento), dando origem a esta expressão, ainda em voga. A Câmara Municipal era no alto do Morro do Castelo - a cadeia no térreo, os vereadores no segundo andar.
O primeiro empregado da câmara do Rio foi o português João de Prosse, nomeado por Estácio de Sá. Como a eleição só ocorreu em 1567, ele ficou quase três anos recebendo pagamento sem trabalhar. O primeiro servidor público carioca foi, portanto, um legítimo funcionário fantasma!

2 comentários:

  1. Nidia, menina, amei essas postagens "de onde vem"... essa então da cera... nossa história tem detalhes muito "pitorescos" que, quando os conhecemos, tornam claro o presente!

    Um grande beijo, parabéns pela iniciativa de trazer essas informações para nós, seus seguidores!

    Bjs,

    Lu (www.desligadadatomada.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  2. Oi, Lu. Sempre tive curiosidade de onde vinham as expressões que a gente sempre usa. Sempre haverão novas pesquisas a esse respeito. Volte sempre.

    ResponderExcluir

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...