quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Você sabia? - Museu do Holocausto divulga mais de 130 mil fotos na internet

Museu do Holocausto divulga mais de 130 mil fotos na internet

Uma das páginas mais repugnantes da história mundial, o holocausto promovido pelo regime nazista, acaba de ganhar mais uma fonte de pesquisa. O Yad Vashem, Museu do Holocausto de Jerusalém, disponibilizou desde esta quarta-feira mais de 130 mil fotos de vítimas e outros registros do episódio.
A iniciativa é fruto de uma parceria da entidade com o Google e pretende disponibilizar todo o arquivo do museu na internet. O Yad Vashem, termo que em hebraico significa "um memorial e um nome", foi criado pelo governo de Israel em 1953 para preservar a memória dos mais de seis milhões de judeus mortos durante a Segunda Guerra.
"Estamos focados em descobrir novas e inovadoras formas de exibir o vasto material do nosso arquivo, tornando-o acessível para uma audiência global", diz Avner Shalev, presidente do Yad Yashem. "Essa parceria vai nos ajudar a alcançar novos públicos, incluindo os jovens, para que também fiquem ativos na discussão sobre o holocausto", completa.
O objetivo é justamente tornar possível a qualquer pessoa do mundo o acesso ao arquivo, podendo pesquisar e descobrir histórias de vítimas e sobreviventes da barbárie. Além disso, os internautas podem compartilhar suas histórias e identificar parentes ou amigos que tenham passado pelo holocausto.
As fotos mostram campos de concentração, bairros onde os judeus eram confinados – os guetos – e diversas cenas da vida, antes e durante a grande guerra. Além disso, há fotos de famílias e retratos de quem sofreu na pele a discriminação nazista.
Há também registros de mortos, fuzilamentos, enforcamentos e humilhações que os judeus passaram. Lembranças de até onde pode ir a maldade humana.
As imagens foram captadas em diversos países, incluindo raros registros coloridos. Essa é a primeira parte da parceria com o Google. Em breve, mais arquivos serão disponibilizados. Há dois anos o Yad Yeshem abriu um canal no YouTube, com depoimentos de sobreviventes do Holocausto e outros vídeos.
(Fonte: Thiago Ventura - Portal Uai em 26/01/2011)

2 comentários:

  1. Estas fotos e arquivos são verdadeiras preciosidades da crua e dura dor da história mundial.
    www.vivendoteologia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente, mas não devemos nos esquecer disso.

    ResponderExcluir

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...