quinta-feira, 10 de maio de 2012

Minas são muitas - Santa Rita de Caldas

“Minas são muitas. Porém, poucos são aqueles que conhecem as mil faces das Gerais.” (Guimarães Rosa) 

Santa Rita de Caldas
(Santuário Arquidiocesano de Santa Rita de Cássia Foto do Paulo Henrique) 

Região: Sul
Padroeira: Santa Rita de Cássia
Festa da Padroeira: 22 de Maio


Localização



História 

A história de Santa Rita de Caldas é a mesma de todo o chamado “Planalto de Pedra Branca” ou maciço de Poços de Caldas. No seu primeiro ciclo ou período, isto é, até meados do século XVIII pouco se sabe de sua história. 
No chamado "ciclo do ouro" da história de Minas, das Entradas e Bandeiras, o atual Município de Santa Rita de Caldas foi atravessado pela Estrada fixada na Carta Geográfica do Itinerário feito pelo governador Luiz Diogo Lobo da Silva, 1764 ligando as duas cidades do "ciclo do ouro" - Cabo Verde e Ouro Fino - que passava próximo a atual cidade. 
Com o esgotamento das aluviões auríferas, o povo da Capitania, que até então se preocupava com a busca de “minas”, passou a interessar-se pelos campos de criar. Foi, portanto, na tradição da sociedade de “garimpeiros” para “criadores” que se instalaram os primeiros fazendeiros ou habitantes definitivos na região do atual município de Santa Rita de Caldas. 
O primeiro povoador a se instalar no município foi Veríssimo João de Carvalho, no local a que denominava “Gineta”, ali estabelecendo a primeira fazenda. O primeiro posseiro da região onde se acha a cidade foi o alferes Antônio José Rodrigues, casado com Tereza Maria de Freitas, filha de Antônio Gomes de Freitas, fundador da cidade de Caldas. 
O aparecimento do arraial primitivo - a exemplo do que aconteceu com quase todas as cidades de Minas Gerais desenvolveu-se em torno da primeira capela. Assim, foi em 1852 que os já numerosos habitantes da região esboçaram um importante movimento no sentido de criar uma nova localidade. Embora já houvesse no local uma ermida de Santa Rita, resolveram os moradores do lugar oficializar a devoção a Santa Rita de Cássia com a edificação da capela dedicada a ela. A capela ficou pronta em 1856. A paróquia, entretanto, só foi canonicamente promovida em 1871, mediante Provisão da autoria eclesiástica datada de 30 de janeiro de 1871. Por essa ocasião contava já o povoado 60 casas. 
O capitão Antônio Martins de Carvalho é considerado o fundador do lugar e seu principal benfeitor, pois sob seus auspícios foi construída a Igreja de Santa Rita, mais tarde Matriz. 

 Datas Históricas 

1868 – Criado o Distrito criado com a denominação de Santa Rita de Cássia do Rio Claro, subordinado ao município de Caldas. 
1909 - Tomou a denominação de Santa Rita de Caldas. 
1938 - O município de Caldas passou a denominar-se Parreiras e o distrito de Santa Rita de Caldas figura no município de Parreiras (ex-Caldas). 
1943 - Elevado à categoria de município com a denominação de Santa Rita de Caldas e desmembrado de Parreiras. 

O município 

Santa Rita de Caldas é um município do estado de Minas Gerais. Sua população, em 2010, era de 9.027 habitantes. Ocupa uma área de 503,01 Km². 
Agropecuária e agroindústria são a sustentação econômica de suas atividades. Além de vinhos, seus doces e conservas são tradicionais e muito apreciados, sendo vendidos para outros estados. Laticínios de porte produzem queijos, manteiga e outros derivados de leite. 
Conhecida também por suas belezas naturais o município é explorado por turistas aventureiros que percorrem suas trilhas desfrutando do magnífico contato com a natureza seja para apreciar as vistas privilegiadas do alto de seus picos, seja para praticar esportes radicais. 
Santa Rita de Caldas faz parte do circuito turístico Caminhos Gerais que reúne cidades do estado de São Paulo e do Sul de Minas. 
Possui algumas das mais deslumbrantes manifestações de fé do estado. O Santuário Arquidiocesano de Santa Rita de Cássia guarda duas relíquias importantes: o Fac-Símile de Santa Rita de Cássia que é uma réplica idêntica do corpo da Santa e o Ex-Córpore, um medalhão que contem uma gota de sangue de Santa Rita de Cássia. Ambos foram trazidos da Itália. 
Monsenhor Alderige, falecido em 1977, que por 50 anos foi pároco da cidade está sendo estudado pela Igreja Católica, através da abertura do Processo da Beatificação em 03 de fevereiro de 2001, como um provável santo brasileiro devido graças alcançadas por fiéis que garantem terem sido atendidos por sua intercessão.
Milhares de fiéis de todo Brasil passam por Santa Rita de Caldas anualmente para pedir e agradecer graças alcançadas por intercessão de Monsenhor Alderigi e Santa Rita. 
A gruta de Santa Rita, situada em um local agradável com arborização intensa, e o Parque Municipal do Rio Claro destacam-se entre os atrativos naturais da cidade. 
(Fontes: IBGE, http://www.caminhosgerais.org, http://www.ferias.tur.br/, http://www.minasgerais.com.br, http://www.bussolanet.com.br) 

Blog: Faltam 781 municípios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...