terça-feira, 8 de maio de 2012

Bão dimais - Bolo de amêndoas dedicado à santa Rita de Cássia

Aprenda a fazer o bolo de amêndoas dedicado à Santa Rita de Cássia 

Para lembrar o Dia de Santa Rita de Cássia, comemorado em 22 de maio, freiras portuguesas criaram um bolo de amêndoas que leva o nome da religiosa, canonizada em 1900 pelo papa Leão 13. 
Também conhecido como bolo de amêndoas do convento da Vidigueira, o quitute é feito com uma massa preparada à base de farinha de amêndoas. Ao final, o bolo é polvilhado com açúcar e é decorado com amêndoas sem pele. 
Santa Rita de Cássia é padroeira das causas impossíveis e protetora das mulheres que sofrem maus-tratos dos maridos. 
Veja abaixo a receita original do convento da Vidigueira, de Portugal. Em São Paulo, o bolo pode ser comprado na Casa Santa Luzia (Alameda Lorena, 1.471, tel. 0/xx/11/3897-5000) por R$ 23 (a peça de 400 g) ou por R$ 8,10 (a de 110 g).
Ingredientes: 500g de açúcar * 500g de amêndoas trituradas * 6 ovos inteiros * 6 gemas * 100g de farinha de trigo * 1 colher (chá) de canela em pó * 2 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro para polvilhar
Modo de fazer: Com uma colher de pau, bata muito bem o açúcar, as amêndoas, os ovos inteiros e as gemas. Junte a canela em pó e bata um pouco mais. Adicione a farinha de trigo e misture bem, sem bater. Deixe a massa descansar por cerca de 30 minutos. Depois, coloque-a numa forma untada e polvilhada com farinha e leve-a para assar em forno preaquecido por aproximadamente 15 minutos. Desenforme e, depois de frio, polvilhe com açúcar de confeiteiro.
(Fonte: Folha de São Paulo em 08/05/2012)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...