quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

De onde vem? - Dar com os burros n´água

Dar com os burros n´água
A expressão tem o sentido de fracassar, frustrar as expectativas, encontrar um obstáculo intransponível. Quando falamos que alguém “deu com os burros n´água” queremos dizer que a pessoa foi malsucedida, "se deu mal", não conseguiu realizar algum plano, estava pensando ou querendo algo, mas aconteceu de outra forma.
De acordo com o professor Ari Riboldi, em seu livro O Bode Expiatório, a expressão tem origem na moral de um conto popular, divulgado oralmente pelo interior do Brasil, que relata uma disputa entre dois tropeiros. Conta-se que dois tropeiros teriam que transportar uma carga até um determinado lugar, onde estaria a pessoa que pagaria um prêmio ao que primeiro chegasse ao destino com a sua carga. Eles não conheciam o caminho, mas tiveram o direito de escolher sua carga tentando tornar a viagem mais fácil. O primeiro escolheu uma carga de algodão, porque era mais leve e o segundo escolheu uma carga de sal.
Só que no meio do caminho havia um rio e ao tentarem atravessá-lo, ambos perderam as cargas. O sal dissolveu-se e o algodão ficou encharcado e eles não conseguiram chegar ao lugar marcado carregando a carga. Assim, ninguém ganhou o prêmio.
Por conta disso, quando alguém é malsucedido em seus objetivos, usa-se a expressão "dar com os burros n'água".
Existem outras variantes, em que apenas um dos tropeiros dá com os burros n’água, enquanto o outro consegue passar com a carga e receber o prêmio.
Há também, segundo Rainer Souza, outra explicação para a expressão “dar com os burros n´água”. No século XVIII, a procura de ouro foi responsável pelo aparecimento de vários centros urbanos no interior da colônia. Todos os víveres necessários aos seus habitantes tinham que vir de outras localidades com a economia mais diversificada.
Para atravessar o sertão brasileiro com essas mercadorias, os tropeiros utilizaram o lombo de burros e mulas. Apesar de bastante lucrativa, a atividade era repleta de desafios e riscos. Os animais de carga eram obrigados a atravessar terrenos alagados e muitos acabavam morrendo afogados. Além de perder o animal, os viajantes também ficavam sem as mercadorias. Daí surgiu o termo “dar com os burros n´água” que passou a ser usado para se referir a alguém que faz um grande esforço para conseguir algum feito e não consegue obter sucesso.
(Fonte: Texto baseado em informações da Internet)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...