segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Minas são muitas - Campanha

“Minas são muitas. Porém, poucos são aqueles que conhecem as mil faces das Gerais.” (Guimarães Rosa)

Campanha

(Igreja Matriz de Santo Antônio - Foto do Márcio)

Região: Sul
Padroeiro: Santo Antônio de Lisboa
Festa do Padroeiro: 13 de Junho

Localização


História

Campanha é a cidade mais antiga do Sul das Minas Gerais. É considerada “O Berço da Cultura Sul Mineira” ou “Cidade Mãe do Sul de Minas” por diversos e relevantes motivos históricos e culturais, a saber: foi o primeiro “Arraial”, a primeira “Freguesia”, a primeira “Villa” e já era cidade em 1840.
O ouvidor Cipriano José da Rocha, saindo de São João Del Rei a 23 de setembro chegou ao arraial da Campanha no dia 2 de outubro de 1737 e, entusiasmado com a fertilidade do seu solo e com as riquezas das minas de ouro encontradas, deu ao povoado o nome de São Cipriano.
No setor econômico, com o descobrimento das minas de ouro, Campanha conheceu a opulência e a riqueza. Quando do descoberto da povoação já ali trabalhavam 7000 escravos, daí seguiram-se fábricas de sino, de cerveja, de vinho, de pregos, de chapéus e representações de grandes indústrias notadamente da Inglaterra (engenhos, tecidos, arados, panelas, etc.) com hegemonia total sobre toda a região. Praticamente tudo que se comercializava no Sul de Minas era proveniente de Campanha.
Campanha desde o século VIII esteve presente em fatos históricos do Brasil e de Minas. Dentre eles, teve participação no episódio da Conjuração Mineira. Dr. Inácio de Alvarenga Peixoto, um dos conspiradores, viveu em Campanha, onde possuía inúmeras fazendas e era um dos homens mais ricos de Minas, no seu tempo. O esgotamento das minas, alegado por aqueles que se esquivavam ao pagamento de seu débito para com o fisco, já na segunda metade do século XVIII, acentuava-se cada vez mais, prenunciando o fim de uma era de grandeza.
Passado o ciclo de grandes atividades desenvolvidas em torno das minas, sofreram natural estagnação ou decadência, todos os rincões de Minas Gerais onde predominavam os interesses ligados à mineração. Campanha, entretanto, manteve-se por muito tempo como centro de industrialização e cultura de toda a região Sul Mineira.
Pioneira da instrução, em razão mesmo de sua antiguidade, sempre gozou de merecido renome, pela notável contribuição que deu à causa do ensino desde os primórdios de sua formação histórica.
O nome da atual cidade - Campanha - se deve à topografia, pois a cidade se encontra localizada numa colina circundada por extensas campinas.

Datas Históricas

1752 – Criado o distrito Santo Antônio do Vale da Campanha do Rio Verde.
1798 - Elevada à categoria de vila com a denominação de Campanha da Princesa da Beira e desmembrada de São João Del.
1840 - Elevada à condição de cidade, com a denominação de Campanha.

O município

Campanha é um município de estado de Minas Gerais. De acordo com o censo de 2010, sua população era de 15.433 habitantes. O município ocupa uma área de 335,58 Km².
Porta de entrada para o Circuito das Águas, Campanha atrai os visitantes. Devido ao seu potencial turístico e à preservação de edifícios de considerável valor histórico, como aqueles onde residiu Bárbara Heliodora e nasceu Vital Brasil, a cidade representa uma parcela importante da riqueza cultural do Estado.
As principais atividades econômicas do município são: a agropecuária, com maior destaque para as culturas de café, milho, feijão, cítricos, batata e gado leiteiro; laticínios e metalúrgica, além da fabricação de gaiolas e acessórios para pássaros.
Entre as atrações, está o Museu Regional do Sul de Minas. Também se destaca pelo artesanato e seus tapetes são famosos sua por qualidade e beleza.
(Fontes: IBGE, http://www.camaracampanha.mg.gov.br)

Blog: Faltam 789 municípios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...