segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Minas são muitas - Argirita

“Minas são muitas. Porém, poucos são aqueles que conhecem as mil faces das Gerais.” (Guimarães Rosa)

Argirita
(Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus - Foto do Miguel)

Região: Zona da Mata
Padroeiro: Senhor Bom Jesus
Festa do Padroeiro: 14 de Setembro

Localização

História

A extração mineral de pedras preciosas foi a grande responsável pelo crescimento da região central de Minas Gerais, entre os anos de 1699 a 1711. A Zona da Mata Mineira por não possuir muitas riquezas minerais e por suas matas serem densas e montanhosas criando um obstáculo natural quase impenetrável, dificultando a expansão da região e como se não bastasse, a coroa Portuguesa não tinha interesse em povoar essa região, evitando assim a abertura de novos caminhos que poderiam facilitar o contrabando ainda maior de pedras preciosas.
Só no século seguinte com escassez de riquezas minerais, tendo que gerar outras formas de assentamento para garimpeiros que ficaram sem serviço é que aparecem as primeiras evidências de povoamento na chamada região da Zona da Mata. A princípio os primeiros imigrantes ocuparam as terras desordenadamente, e em consequência as propriedades pequenas tinham como fonte de renda as lavouras de subsistência.
Rio Pardo era habitado pelos índios Puris e Botocudos, e virou um lugar de pousada de bandeirantes e posteriormente de tropeiros que encurtavam caminho entre São Paulo e Rio de Janeiro. A primeira capela foi construída com palmiteiro. Posteriormente, por volta de 1.830 foi construída uma Igreja em alvenaria, com telhado coberto de telhas, um campanário à direita e um cemitério. Esta igreja foi totalmente destruída por um incêndio. A nova Matriz foi construída em terras doadas ao patrimônio do Senhor Bom Jesus do Rio Pardo, pelo fazendeiro Inácio Nunes de Moraes e sua esposa Dona Maria José do Espírito Santo.
A primeira atividade econômica do município foi a agricultura, onde sobressaiam as culturas de café, cana-de-açúcar, milho, arroz, feijão e mandioca. Quase todas as fazendas tinham engenhos com alambiques onde se fabricavam cachaça, açúcar preto e rapadura.
O primeiro nome da localidade foi Senhor Bom Jesus, acrescido depois do complemento "do Rio Pardo" em virtude da abundância de pedras preciosas. Depois foi mudado para Argirita que significa pedra prateada.

Datas Históricas

1891 - Criado o Distrito com a denominação de Rio Pardo, subordinado ao município de Leopoldina.
1923 - O distrito de Rio Pardo passou a denominar-se Argirita.
1962 - Elevado à categoria de município com a denominação de Argirita e desmembrado de Leopoldina.

O município

Argirita é um município do estado de Minas Gerais. Sua população, em 2010, era de 2.901 habitantes. O município ocupa uma área de 159,37 Km².
Três festas marcam o calendário da cidade: a do argiritense ausente, em junho; a exposição agropecuária, em julho; e a festa do Bom Jesus, padroeiro da cidade, em setembro.
Sua economia é tipicamente agropecuária com criação de gado bovino para corte e leite constituindo as principais fontes da economia municipal.
Fontes: IBGE, http://www.asminasgerais.com.br, http://www.argirita.mg.gov.br)

Blog: Faltam 783 municípios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...