quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Minas são muitas - Jesuânia

“Minas são muitas. Porém, poucos são aqueles que conhecem as mil faces das Gerais.” (Guimarães Rosa)

Jesuânia

(Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus - Foto do Márcio)

Região: Sul
Padroeiro: Senhor Bom Jesus
Festa do Padroeiro: 6 de Agosto

Localização


História

A região sul-mineira onde está incrustado o município, foi outrora palmilhada pelas bandeiras paulistas que, vencendo o sistema da Mantiqueira, projetaram a “Estrada Geral”, antiga picada aberta pelos bandeirantes. Às margens desta picada, em local propício, foram se fixando os primeiros moradores e fundadores do arraial, logo denominado São Bom Jesus do Lambari, tais como: José Rodrigues da Fonseca, João Delgado da Silva e esposa Izabel Alvares, Simplício Lopes Maciel e sua mulher Ana da Veiga. Isto aconteceu por volta de 1743, e, graças à fertilidade do solo, tornou-se viável a fixação dos pioneiros à terra.
Os fundadores eram, na maior parte, pequenos sitiantes, mas a exuberância do solo onde abundavam verdejantes pastagens e se plantavam boas lavouras, logo transformou os humildes sítios em abastadas fazendas, marcos da arrancada para o progresso.
Em 1816, foram doados alguns terrenos na região da atual Jesuânia para a construção da capela do Senhor do Bom Jesus de Matozinhos de Lambari e formação do novo povoado. Próximo a este arraial, surgiu o povoado de Águas Virtuosas da Campanha - atual cidade de Lambari. Em 1867, a freguesia de Lambari, antiga denominação de Jesuânia, passa a ser a povoação de Águas Virtuosas. No ano de 1923 a freguesia tem a sua denominação mudada para Lambarizinho e, 25 anos mais tarde, já com o nome atual, Jesuânia foi elevada a categoria de cidade.

Datas Históricas

1870 – Criado o distrito de Lambari subordinado ao município de Águas Virtuosas.
1923 - O distrito de Lambari tomou a denominação de Lambarizinho e passou a ser subordinado ao município de Lambari (antigo Águas Virtuosas).
1938 - O distrito de Lambarizinho foi extinto; seu território passou a constituir uma das zonas da sede do município de Lambari.
1943 - Foi criado o distrito de Jesuânia, com território desmembrado de Lambari (antiga zona de Lambarizinho) e subordinado ao município de Lambari.
1948 - Elevado à categoria de município com a denominação de Jesuânia e desmembrado de Lambari.

O município

Jesuânia é um município do estado de Minas Gerais. Sua população, em 2010, era de 4.768 habitantes e ocupa uma área de 153,85 Km².
O município tem como base de produção agrícola o café e o milho; produzindo também arroz, banana, cana-de-açúcar, feijão, laranja e mandioca.
Um dos acontecimentos populares mais concorridos na cidade é a festa em homenagem ao Senhor Bom Jesus e a festa das Congadas que homenageiam São Pedro.
(Fontes: IBGE, http://www.bussolanet.com.br)

Blog: Faltam 788 municípios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...