“Minas são muitas. Porém, poucos são aqueles que conhecem as mil faces das Gerais.” (Guimarães Rosa)
Bias Fortes
(Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores - Foto do Miguel)
Região: Zona da Mata
Padroeira: Nossa Senhora das Dores
Festa da Padroeira: 15 de Setembro
Localização
História
Nas investigações feitas não foi possível determinar com rigor a data certa em que se estabeleceu nessas paragens a primitiva comunidade que deu origem ao povoado. O certo é que em 1826, a povoação dita Quilombo já gozava da categoria de distrito. Segundo tradições locais, o município de Bias Fortes primitivamente foi esconderijo de negros fugitivos do cativeiro, que vieram se aglomerar no entroncamento de dois rios (Quilombo e Vermelho).
Teve, primitivamente, a denominação de Quilombo, por haver sido em tempos remotos guarida de muitos negros chamados quilombolas. Apesar da revolta dos negros, os senhores dominaram a região e formaram-se as grandes fazendas. Em 1819 iniciaram a construção da Capela Nossa Senhora das Dores do Quilombo, que contou com o braço forte do negro. Nessa época a comunidade de Quilombo já possuía autoridades policiais e eclesiásticas legalmente constituídas.
Esse nome perdurou por longos anos; mais tarde, porém, foi mudado para União. Atualmente tem o nome de Bias Fortes em homenagem ao chefe político barbacenense Crispim Jacques Bias Fortes que exerceu o governo provisório de Minas em quatro ocasiões por indicação do Presidente Deodoro da Fonseca e foi o segundo governador eleito de Minas.
Datas Históricas
1875 – Criado o Distrito criado com a denominação de Quilombo, subordinado ao município de Barbacena.
1896 - O distrito de Quilombo passou a chamar-se União, continuando a figurar no município de Barbacena.
1938 - Elevado à categoria de município com a denominação de Bias Fortes e desmembrado de Barbacena.
O município
Bias Fortes é um município do estado de Minas Gerais. De acordo com o censo realizado pelo IBGE, em 2010, sua população é de 3.793 habitantes. O município ocupa uma área de 283,53 km2.
A economia do município de Bias Fortes se baseia na agropecuária, especificamente na pecuária leiteira.
As festas religiosas são muito representativas e tradicionais na cidade. Ainda são realizados o Torneio Leiteiro e o Encontro de Cavaleiros e Amazonas, em setembro.
Representando a cultura negra existem grupos de dança de congado, folia de reis e jongo.
(Fontes: IBGE, http://www.asminasgerais.com.br)
Blog: Faltam 784 municípios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.