“Minas são muitas. Porém, poucos são aqueles que conhecem as mil faces das Gerais.” (Guimarães Rosa)
Coimbra
(Igreja Matriz de São Sebastião - Foto do Miguel)
Região: Zona da Mata
Padroeiro: São Sebastião
Festa do Padroeiro: 20 de Janeiro
Localização
História
A origem dos acontecimentos em Minas Gerais desde os finais do século XVII se deu de maneira diversa. Coimbra, lugar aprazível, de origem relativamente recente, cuja amenidade do clima não admite confronto, seguiu o costume da época.
No caso específico, constata-se que o lusitano Manoel Coimbra centralizou sua ação pioneira no território onde atualmente está localizada a cidade. Proprietário de um sítio, teatro sem dúvida de muitos episódios histórico e cultural, doou uma faixa de terra ao patrimônio canônico, onde se construiu a ermida que se denominou Capela de São Sebastião dos Coimbras, imprimindo novos rumos ao destino do lugarejo.
O lugar cingido por montanhas verdejantes, de clima saudável e água de poder rejuvenecedor, atraía pessoas oriundas de várias plagas. Os viajantes ao se encontrarem pelas estradas, com algum problema pendente, marcavam encontro no sítio do Manoel, que depois foi denominado de pousada dos Coimbras e, posteriormente, Rancho, que também funcionou como correio. Nesse período, as correspondências, gêneros alimentícios e as mais variadas mercadorias eram trazidos pelos tropeiros e mascates, que faziam pouso no Rancho de Coimbra, em lombos de burros, bestas ou mulas, dentro de malas de couro cru, também chamadas bruacas, apropriadas para o transporte seguro de objetos perecíveis.
Datas Históricas
1873 – Criado o distrito de São Sebastião de Coimbra, após ter sido desmembrado do município de ubá.
1911 - O distrito figura no município de Viçosa.
1923 – O distrito de São Sebastião de Coimbra passa a se chamar Coimbra, figurando, ainda, no município de Viçosa.
1948 – É elevado a município e desmembrado de Viçosa.
O município
Coimbra é um município do estado de Minas Gerais. Sua população, em 2010, era de 7.054 habitantes. Possui uma área de 106,87 km².
O município produz milho, feijão, café e tomate. Também tem como destaque a criação de gado leiteiro e uma importante e desenvolvida avicultura.
(Fontes: IBGE, http://www.coimbra.mg.gov.br/, http://www.asminasgerais.com.br/)
Blog: Faltam 787 municípios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.