Com que roupa eu vou?
Escolha do figurino adequado é fundamental, tanto para quem está participando de um processo seletivo quanto para quem já está trabalhando.
Dando uma olhada rápida nos classificados, não é difícil encontrar, em anúncios de vagas, a necessidade de se ter uma boa aparência. A forma como o profissional se apresenta nas empresas, seja o candidato, em busca de uma colocação, seja o funcionário já efetivado, pode ser determinante para o seu sucesso e ascensão profissionais.
A aparência é como um cartão de visitas, sendo a primeira impressão que transmitimos para os outros. Por isso, descuidar do vestuário ou usar roupas inadequadas para a situação pode prejudicar a vida profissional. “O que todo mundo deve ter em mente é que roupa de trabalho não é igual à roupa de festa, nem de balada, nem de lazer. É uma roupa que tem, sim, o seu perfil, no entanto, mais voltada para o profissional- isso vale para qualquer profissão, seja ela formal ou informal. Além disso, é primordial utilizar o bom senso e lembrar-se de que vestir-se bem não quer dizer usar roupas caras e de estilistas famosos”, afirma Jacqueline Souk, professora da Faculdade Arnaldo.
E para aqueles que ainda buscam uma oportunidade no mercado, a atenção com amaneira de se apresentar deve ser redobrada. Uma das primeiras coisas que o entrevistador vai observar, sem dúvida, é a imagem que você passa. Nesse aspecto, estão incluídos a sua apresentação visual (roupas, penteado, maquiagem e acessórios), a postura, o comportamento e a forma de comunicação. Depois serão avaliados seus conhecimentos técnicos e uma série de requisitos impostos pela empresa em questão.
Segundo Jacqueline, o ideal, diante desta situação é ir vestido com uma roupa adequada ao cargo que vai ocupar, ou como você imagina que uma pessoa numa função semelhante, que já trabalhe na empresa, deva vestir-se. “Se possível, informe-se antes. Isso faz com que o entrevistador já consiga imaginá-lo entre os demais membros da equipe”, reforça.
Dicas Infalíveis
A professora Jacqueline Souk afirma que, hoje em dia, é muito fácil manter-se antenado, com os vários livros e sites, espalhados pela internet, com toques infalíveis para não fazer feio na hora de uma entrevista, ou no dia-a-dia, no mundo corporativo. No entanto, ela ensina algumas dicas, que valem a pena conferir:
1)Todos os excessos são proibidos, como: blusas, saias ou vestidos muito curtos, coloridos demais, decotados, extremamente justos, ou transparências de qualquer tipo;
2)Em um ambiente formal, tailleurs, terninhos e vestidos (desde que não sejam extravagantes) são os trajes mais adequados. O comprimento ideal é até três dedos acima dos joelhos;
3)Se usar saia ou vestido, sugere-se uma meia-calça;
4)Cuidado com as cores berrantes e estampas exageradas. O estilo extravagante demais não combina com a sobriedade do ambiente de trabalho. É bom optar por cores mais neutras e clássicas como cinza, azul-marinho, preto, cáqui, branco e bege. Porém, isso não é uma ditadura das cores. Bom senso sempre.
5)Os acessórios complementam o visual, mas mantenha o cuidado com os excessos. Dê preferência a brincos e a colares discretos. Saltos altíssimos também devem ser deixados para outras ocasiões;
6)Cuidado também com as unhas e cabelos. Prefira esmaltes claros e unhas não muito longas. Cabelos longos são permitidos, desde que sejam bem cuidados e não estejam esvoaçantes;
7)Tenha sempre à mão um paletó, um casaco ou blazer. Eles podem complementar o visual dando um tom mais elegante, no caso de um compromisso mais formal, além de ajudar a proteger de uma mudança de temperatura não prevista (um ambiente refrigerado em excesso, por exemplo);
8)Maquiagem é essencial. Pó, batom e rímel são básicos. Sombras e blushes apenas se os tons forem discretos e sem brilho. O perfume deve ser usado com parcimônia. Nada de excessos ou fragrâncias fortes;
9)Os homens devem evitar calças curtas, camisas coloridas demais, meias de cores diferentes dos calçados e, colarinhos abertos, nem pensar! Eles devem lembrar que a roupa de trabalho deve combinar com o cargo que ocupam, isto é, quanto mais formal for o cargo, mais formal deve ser a roupa.
(Fonte: http://www.dzai.com.br)
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