quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Santa Rita é notícia - APLs promovem desenvolvimento regional e inovação tecnológica

APLs promovem desenvolvimento regional e inovação tecnológica

Cadeias produtivas organizadas recebem apoio do Governo de Minas e desenvolvem pesquisa e inovação, que resultam em desenvolvimento de produtos que conquistam novos mercados

Ao longo dos anos, os Arranjos Produtivos Locais (APLs) vêm ampliando e desenvolvendo a capacidade competitiva regional de micro e pequenas empresas de um mesmo segmento, tendo como objetivo criar estratégias e combinar vários fatores positivos para a promoção de seus produtos. Os APLs de Eletroeletrônico, Software, Biotecnologia e Biocombustível são chamados de áreas portadoras de futuro e integram um dos projetos estruturadores do Governo de Minas. Eles são coordenados pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), que em 2011 continuou promovendo a inovação e a projeção de cada segmento.
O apoio do governo mineiro a esses segmentos econômicos, investindo recursos, sobretudo na qualificação de mão de obra e na inteligência competitiva, tem sido fundamental para o crescimento qualitativo e quantitativo das empresas. Em âmbito geral, o ano 2011 foi positivo para os quatro setores, que obtiveram destaque principalmente no desenvolvimento de certificação de produtos e processos, capacitação de recursos humanos e programas de internacionalização.
Cada uma das cadeias produtivas se encontra em um grau de desenvolvimento, o que demanda formas diferentes de abordagem e estratégias diversas para que os objetivos de cada região sejam alcançados. “Os arranjos apresentam cada dia menos aspectos locais e caminham para uma dimensão mais regional. O que vem ocorrendo em Minas é que estamos transformando isso numa concertação muito ampla, porque a realidade de cada APL é bem diferente”, comenta o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues.

APL Eletroeletrônico

O polo de eletroeletrônica, localizado em Santa Rita do Sapucaí, possui um grau elevado de organização e atuação, sob a liderança do Sindicato das Indústrias de Aparelhos Elétricos, Eletrônicos e Similares do Vale da Eletrônica (Sindvel). O trabalho desenvolvido na região recebe o apoio do Governo Federal, Governo de Minas, por meio da Sectes e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Sistema Fiemg.
Hoje, a região possui 147 fábricas que geram 9,6 mil postos de trabalho, 13,7 mil produtos são colocados no mercado. E um dos melhores resultados do APL em 2011 foi o aumento do faturamento, superior a 13%, o que totaliza cercar de R$ 1,7 bilhão. O polo continua investindo em conhecimento, pesquisa e inovação, tendo participado de eventos acadêmico-científicos, realização de workshops, seminários e palestras.
Em 2011, houve uma crescente reorientação de empresas dentro do APL, que desenvolve produtos e soluções nos campos de ‘Building Connectivity’ – que é a implementação de novas tecnologias em edifícios inteligentes; e para a área eletromédica, um setor estratégico no APL, que hoje congrega 15 empresas neste segmento. Um ponto também importante foi o processo crescente de internacionalização das empresas locais.
(Fonte: http://www.tecnologia.mg.gov.br em 27/01/2012)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...