“Minas são muitas. Porém, poucos são aqueles que conhecem as mil faces das Gerais.” (Guimarães Rosa)
Madre de Deus de Minas
(Igreja Matriz de Nossa Senhora Mãe de Deus - Foto do Miguel)
Região: Campo das Vertentes
Padroeira: Nossa Senhora Mãe de Deus
Festa da Padroeira: 25 de Junho
Localização
História
A origem do município relaciona-se à chegada a São João del-Rei , por volta de 1723, de três irmãs açorianas, apelidadas de “ilhoas” por serem da Ilha do Faial. Não se pode precisar a data em que uma das ilhoas, ou mesmo, seus primeiros descendentes chegaram à região de Madre de Deus de Minas. É provável que tenham tomado posse de uma gleba, motivados pela procura de riquezas minerais, abundantes na localidade. Acredita-se que assim formou-se o primeiro núcleo comunitário que deu origem à atual cidade. A tradição atribui a fundação do povoado a uma descendente das ilhoas. Por ordem desta descendente, uma capela foi erguida por um artífice espanhol que, em memória à pátria de seu construtor, recebe o nome de Capela Nossa Senhora da Madre de Deus. Nas proximidades dessa capela desenvolveu-se o povoado.
Datas Históricas
1859 – Criado o Distrito com a denominação de Madre de Deus do Rio Grande, subordinado ao município de Turvo.
1923 - O distrito de Madre de Deus do Rio Grande tomou o nome de Cianita.
1930 - O município de Turvo passou a denominar-se Andrelândia.
1953 - Elevado à categoria de município com a denominação de Madre de Deus de Minas e desmembrado de Andrelândia.
O município
Madre de Deus de Minas é um município do estado de Minas Gerais. Sua população, em 2010, era de 4.904 habitantes. Sua área é de 492,90 Km².
O município de Madre de Deus de Minas é constituído por terras de culturas e campos com algumas elevações sendo a principal o "Pico dos Dois Irmãos", ponto de turismo e balizador de referência para a aviação.
Há vários pontos turísticos naturais como:
Morro Dois Irmãos - próximo á cidade vizinha São Vicente de Minas, é um ótimo passeio para quem tem disposição em caminhar. Tem-se uma bela vista de toda a região.
Represa do Rio Grande - muito próxima da cidade, cerca de 9 km é excelente para pesca esportiva.
Ribeirão Casa Nova - próprio para banhos ao ar livre. Exige cuidados, pois há pontos de águas fortes e profundas.
Córrego do Biscoito- é a praia de água doce da cidade. Pequenas cachoeiras se formam ao longo deste que é formado por grandes lajes de pedras naturais.
Córrego José Lopes- é o mais frequentado pelos moradores, lavadeiras e visitantes, pois, é de fácil acesso, por se localizar próximo ao perímetro Urbano.
Represa de Camargos - também no distrito de Brasilinha - possui vários pontos para pescas e uma balsa para atravessar até a cidade de Carrancas.
(Fontes: IBGE, http://www.trilhadosinconfidentes.tur.br)
Blog: Faltam 782 municípios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.