sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Você sabia? - Dia Internacional dos Canhotos

Dia Internacional dos Canhotos


Você sabia que em 13 de agosto de 1992, foi lançado o Dia Internacional dos Canhotos?
A data escolhida pela instituição para canhotos Lefthand International, por ser, em 1976, uma sexta-feira 13, sublinhando as superstições antigas quanto aos canhotos antigamente.
Atualmente a data é comemorada ao redor do mundo em eventos anuais onde os não-destros comemoram as vantagens e desvantagens de serem minoria em um mundo onde quase todos os objetos são desenhados para os destros.
De acordo com o verbete do Aurélio, canhoto significa “inábil, desajeitado e desastrado”. Outra palavra usada para designar os esquerdos é sinistro, que está relacionada ao mau agouro. Não é à toa que o dia dos canhotos é comemorado numa data bastante sugestiva: 13 de agosto.
Inteligentes, misteriosos, sinistros... Pouco importa. Ano após ano, os canhotos continuam despertando atenção. Sinistros, os canhotos aguçam a curiosidade. O número exato não se sabe, mas estima-se que cerca de 10% da população brasileira seja canhota. Apesar de ser um número pequeno, esse seleto grupo que prefere usar a mão esquerda, ao invés da direita, historicamente aguça a curiosidade das pessoas para explicar o porquê de alguém ser canhota. Não são poucas as tentativas de explicações, inclusive com respostas que se transformaram em mitos, como por exemplo, "que quem usa a mão esquerda foi porque jogou pedra em Cristo" ou que essa condição é exclusiva de pessoas inteligentes. Mitos à parte, o que se sabe é que o canhoto chama a atenção, tanto que o dia 13 de Agosto foi dedicado para lembrá-los em todo o mundo, uma data considerada sinistra, assim como os canhotos.
A ciência não sabe porque as pessoas nascem canhotas. Apesar de muitas pesquisas desde o século 19, a ciência ainda não sabe explicar porque algumas pessoas nascem canhotas e a maioria nasce predisposta a usar a mão direita. Por muito tempo, os canhotos chegaram a ser considerados pessoas diferentes e geniais. Tudo porque alguns dos maiores expoentes da arte, da cultura e da ciência eram canhotos, ou "sinistros", como também são chamados. Esta hipótese tem pouco a ver com a verdade, porque se gênios como Leonardo DaVinci, Albert Einstein e Isaac Newton eram canhotos, por outro lado também o eram Jack, o Estripador (o famoso assassino de prostitutas que aterrorizou Londres no final do século 19), o pistoleiro Billy the Kid e a heroína francesa (meio santa, meio louca) Joana D’Arc.
A causa mais apontada para o “canhotismo” é a tendência genética. Quando ambos os pais são canhotos, a probabilidade de a criança nascer canhota é de 50%. Quando o pai é canhoto e a mãe é destra, ou vice-versa, as chances de nascimento de canhoto são de 17%. No caso de ambos os pais serem destros, as probabilidades de um filho sinistro se reduzem a 2%.
No entanto, não há comprovação de um gene que determine qual irá ser o hemisfério dominante do cérebro. Um exemplo sempre citado é o da Família Real Britânica, na qual o Rei George II, Rei George IV, a Rainha Victória, a Rainha Mãe Elizabeth e o Príncipe Charles são canhotos.

Mitos, verdades e mentiras

Em praticamente todos os continentes, crenças e lendas sobre o assunto são comuns:
- Na Grécia Antiga, o simples pronunciar “mão esquerda” era constrangedor.
- Na Idade Média, muitas mulheres canhotas foram queimadas pela Inquisição, apontadas como bruxas.
- Até mesmo na religião católica, o sinal da cruz é feito com a mão direita e Jesus está sentado à direita do Pai.
- Em alguns locais na Europa, na América e parte da África, e entre grupos de ciganos, quando a palma da mão direita coçar é sinal que a pessoa irá receber algum dinheiro; se for a palma da mão esquerda que coçar, então a pessoa perderá dinheiro.
- Na Escócia os supersticiosos acreditam que quem entra em casa pisando primeiro com o pé esquerdo acaba trazendo demônios ou má sorte para dentro do lar.
- Na tradição judaica, o Príncipe dos Demônios, que era chefe de Satanás, se chamava Samuel, ou Se’mol, uma palavra hebraica que significa "o lado esquerdo". A partir desta lenda, os esquimós têm a crença de que todos os canhotos são poderosos feiticeiros; em Marrocos, canhotos são considerados pessoas malvadas e demônios!
- Usar a mão esquerda, no Iran, é considerado uma atitude desonrosa. Assim, quando um ladrão era capturado, tinha a mão direita decepada como punição.
- Quando uma pessoa está infeliz, dizem que ela acordou "com o pé esquerdo".
- No passado, os judaicos tinham que manter-se longe da lista dos "Cem Defeitos Físicos" citados por Mai-monides. Entre eles, cegos, mancos, anões e, claro, canhotos.
- No Antigo Egito, o deus Set (que pode ser relacionado ao Satanás do Cristianismo) era também chamado de "O Olho Esquerdo do Sol", e era demoníaco e destrutivo, enquanto Horus, o Deus da Vida, era "O Olho Direito do Sol".
- No Budismo, Buda descreve que o caminho para o Nirvana (purificação e salvação) se divide em duas partes: um é o caminho da mão esquerda, que representa o jeito errado de se viver, e outro é o caminho da mão direita, digno para a purificação da alma.
- Nos países islâmicos e na Índia, a mão esquerda é considerada "suja" e as pessoas são proibidas de comer com a canhota.

Canhotos famosos: Adolf Hitler, Albert Einstein, Alexandre, o Grande, Barack Obama, Bill Clinton, Bill Gates, Benjamin Franklin, Bob Dylan, Charlie Chaplin, Friedrich Wilhelm Nietzsche, Fidel Castro, George H. W. Bush, Gerald Ford, Harry S. Truman, Isaac Newton, Jânio da Silva Quadros, Jimi Hendrix, Júlio César, Leonardo da Vinci, Ludwig van Beethoven, Machado de Assis, Mahatma Gandhi, Michelangelo Buonarroti, Mozart, Napoleão Bonaparte, Paul McCartney, Pablo Picasso, Ronald Reagan, Thomas Jefferson, Winston Churchill

Blog : Um aperto de mão esquerda, como boa canhota que sou!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...