quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Santa Rita é notícia - Representantes dos TREs de Minas e Mato Grosso do Sul visitam fábrica de urnas

Representantes dos TREs de Minas e Mato Grosso do Sul visitam fábrica de urnas

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Mato Grosso do Sul, desembargador Luiz Carlos Santini, que também preside o Colégio de Presidentes dos TREs, e o desembargador Antônio Carlos Cruvinel, do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, visitam, nesta sexta-feira (13), às 10h30, a fábrica de urnas eletrônicas sediada em Santa Rita do Sapucaí, Sul do Estado. Eles pretendem conhecer todo o processo de montagem e fabricação das urnas eletrônicas modelo 2009/2010, que trazem uma série de novidades. Acompanharão a visita a diretora-geral do TRE-MS, Alir Terra Lima Tavares e o diretor de Tecnologia da Informação do TRE-MG, Maurício Melo.
O novo modelo da urna eletrônica, que vai substituir gradualmente os anteriores, terá monitor LCD colorido, em que o eleitor poderá ver as fotos dos candidatos em cores. Além disso, o equipamento contará com memória USB especial de resultados e novos requisitos de segurança. Todas as novas urnas já possuem dispositivo de leitura biométrica nos terminais de identificação do eleitor.
Cada máquina custa R$ 1.214,58 e a Justiça Eleitoral tem um contrato para a fabricação de 194.665 delas, até o final de setembro próximo. Apenas em Minas Gerais, serão aproximadamente 22 mil urnas do novo modelo. No total, cerca de 50 mil urnas serão utilizadas nas eleições 2010, em todo o Estado.
A empresa responsável pela produção das urnas é a Diebold Procomp, multinacional conhecida pela atuação na área de automação bancária. Para fabricação das urnas, a empresa, escolhida por meio de licitação, segue critérios e especificações estabelecidas pelo Tribunal Superior Eleitoral.

Santa Rita do Sapucaí

A fábrica de urnas no Sul de Minas, que gera 470 empregos diretos, tem capacidade para produzir, em média, duas mil urnas eletrônicas por dia. Os procedimentos mais críticos de segurança são realizados em ambiente com controle de acesso. Além disso, há uma equipe de auditoria da Justiça Eleitoral que acompanha todo o processo de produção.
Entre os principais motivos para escolha do município mineiro para sediar a fábrica de urnas, está a boa oferta de mão-de-obra especializada, pois a cidade possui vários centros educacionais e empresas do segmento de eletroeletrônicos. Além disso, a proximidade do Porto Seco Sul de Minas, localizado na cidade de Varginha, e da Rodovia Fernão Dias (BR-381) foram outros fatores para a definição. A rodovia dá acesso aos principais colégios eleitorais do País como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, o que facilita a logística de distribuição das urnas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...