terça-feira, 31 de agosto de 2010

Serviço - Cadeirinha para transportar crianças é obrigatória a partir de setembro

Cadeirinha para transportar crianças é obrigatória a partir de setembro

Entra em vigor amanhã a lei que obriga os motoristas a transportar os bebês em cadeirinhas. Os pais ainda têm muitas dúvidas sobre o tipo de equipamento para cada faixa etária.

Bebê conforto para crianças com até um ano de idade. Cadeirinha para quem tem de um a quatro anos. Dos quatro até os sete anos e meio assento elevatório. De acordo com a nova lei, a criança pode usar apenas o cinto de segurança somente depois de atingir um metro e quarenta de altura.
Para se adequar, Queila comprou os equipamentos para os filhos de cinco e de três anos e para o bebê de quatro meses, mas ainda tem dúvidas. “Qual cadeirinha eu uso? Pra qual faixa etária? Pra qual peso? E logicamente sem ser multada”, questiona Queila Pierri Fernandes, psicóloga.
“Os pesos e as alturas das crianças não são iguais para todas, por isso, nós recomendamos que leve a criança até o lugar onde vai comprar pra testar se elas ficam confortavelmente instaladas”, alerta Celso Arruda, engenheiro mecânico/Unicamp.
“E pra quem tem quatro ou mais filhos como fazer, se no banco traseiro só cabem duas?”, pergunta outra mãe. “A mais velha fica na frente com o dispositivo de retenção adequado para aquela faixa etária. O air bag tem que ser desligado para não ferir a criança no caso de um acidente”, explica o engenheiro.
Simulações feitas com bonecos mostram que o peso da criança aumenta em até 50 vezes no caso de uma batida a 80 quilômetros por hora. “O risco é realmente ele transferir toda energia deste impacto para uma região que não tem proteção. É comum nestes casos o arremesso para fora do carro ou uma lesão do pescoço e na coluna”, diz José Luis Zabeu, ortopedista.
Os acidentes de trânsito matam por ano no Brasil duas mil e quinhentas crianças e adolescentes. Estudos comprovam que os dispositivos de segurança podem reduzir em 70% o risco de morte, mas de nada adianta a cadeirinha certa se a fixação no carro não for adequada.
“A cadeirinha deve estar muito bem instalada com no máximo dois dedos de folga e a criança sempre deve estar com o cinto de segurança longe do pescoço”.
Mesmo com os protestos... “Depois eles vão entender que é para o bem dele. Em primeiro lugar a segurança das crianças”, diz Queila.
Quem não usar as cadeirinhas a partir de amanhã, primeiro de setembro, pode ser multado no valor de 191,54 reais e o motorista perde sete pontos na carteira.
Saiba qual o equipamento adequado para cada criança:
Até1 ano: bebê conforto no banco de trás
De 1 a 4 anos: cadeirinha no banco de trás
De 4 a 7 anos e meio: assento de elevação, sem encosto, no banco de trás
De 7 anos e meio a 10 anos: banco de trás com cinto
(Fonte: http://g1.globo.com/jornal-hoje em 31/08/2010)

2 comentários:

  1. Oi Nidia,

    Tô retribuindo a visita!
    Seu blog é ótimo!
    O Wilton é meu companheiro do GenMinas, um grupo de genealogia. Sempre visito o site dele para conferir as novidades.

    Abraços!
    Neco Torquato

    ResponderExcluir
  2. Apareça sempre. Eu também estarei conferindo as novidades no seu site. Abraços.

    ResponderExcluir

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...