terça-feira, 6 de abril de 2010

De onde vem? - Espírito de porco


Espírito de porco

"Espírito de porco. Bras. 1. Pessoa que interfere em qualquer negócio ou assunto, criando embaraços ou agravando os já existentes"(Do dicionário "Aurélio")
Segundo Caldas Auletes, espírito de porco, significa na linguagem popular um “sujeito de má índole, sempre disposto a disposto a desagradar por atos ou por palavras”. Uma pessoa com “espírito de porco” é uma pessoa cruel, ranzinza, que se especializa em complicar situações ou em causar constrangimentos.
A origem vem dá má fama do porco, embora injusta, sempre associada a falta de higiene, à sujeira e - inclusive - à impureza, ao pecado e ao demônio, conforme alusões feitas no texto bíblico do Antigo e do Novo Testamento. As informações são do livro O bode expiatório, do professor Ari Riboldi.
Segundo o professor, essa má fama foi reforçada no período da escravidão, quando nenhum dos escravos queria ter a tarefa de matar os porcos nas fazendas. Nessa época havia uma crença de que o espírito do porco ficava no corpo de quem o matava e o atormentava pelo resto de seus dias.
A expressão passou a designar quem incomoda, atrapalha, é inconveniente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...