quinta-feira, 29 de abril de 2010

Saúde - Aprenda a reduzir o consumo de sal


Aprenda a reduzir o consumo de sal

No início do ano, o prefeito de Nova York Michael Bloomberg começou uma verdadeira guerra ao sal, fazendo com que empresas do ramo alimentício decidissem vender, a partir do dia 26, produtos com menos sódio. O excesso de sódio nos alimentos industrializados é um grande problema, pois aumentam o risco de diversas doenças. O saleiro na mesa é outro vilão, já que a maioria das pessoas não tem a mínima ideia de quanto sal coloca em seus pratos.
Médicos da clínica Mayo, nos Estados Unidos, explicam que um pouco de sal ajuda a manter o equilíbrio certo dos fluidos corporais. Também auxilia na transmissão dos impulsos nervosos e regula a contração e o relaxamento dos músculos. A recomendação diária do tempero não deve passar de uma colher de chá, ou até bem menos se a pessoa tiver algum problema crônico de saúde. Na dieta ocidental, 11% do sal consumido vem dos saleiros e 77% vem dos alimentos processados, como o catchup, os biscoitos, os pratos prontos e os congelados. Mesmo que dispensa o saleiro no dia a dia pode estar ingerindo mais sódio do que o necessário, alertam os especialistas da clínica Mayo.
Com mudanças simples na dieta, é possível reduzir a ingestão de sal em cerca de 12%, o suficiente para ajudar a controlar a pressão na maioria das pessoas. É preciso ser persistente e cuidadoso, mas o esforço vale a pena já que os resultados na saúde são quase que instantâneos.
Confira as dicas dos médicos da clínica Mayo para comer menos sal:
- Evite alimentos processados e enlatados, principalmente os que contêm glutamato monossódico. Também evite produtos enriquecidos com fermento, bicarbonato de sódio, nitratos ou nitritos de sódio, alginato de potássio e fosfato de disódio.
- Aumente o consumo de produtos frescos, principalmente de frutas e legumes. Na hora de comprar carnes, prefira as frescas e depois congele em casa. Muitas carnes congeladas recebem a injeção de um produto à base de sódio que aumenta sua durabilidade nas prateleiras.
- Em vez de sal, use ervas e outros temperos para enriquecer o sabor do prato. Sementes e curries também são excelentes para realçar o sabor.
(Fonte: O Globo em 28/04/2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...