segunda-feira, 21 de maio de 2012

A arte do Origami - Balão Junino

Balão Junino
Junho chegando e, com ele, o frio e as festas juninas. Está na hora de começar a preparar os enfeites para ornamentar o local da festa. Este balão é fácil de fazer e fica muito gracioso. Você pode aproveitar jornais velhos e também páginas de revista antigas. Faça vários e pendure entremeando as bandeirinhas típicas deste tipo de festa. Fico muito lindo. Vamos lá que a quadrilha já vai começar!
1 - Você vai precisar de um papel quadrado. Dobre o papel ao meio, juntando as laterias, nos dois sentidos formando uma cruz. Vinque bem cada dobra. Desdobre. Depois dobre o papel ao meio, juntando as pontas. Vinque bem e desdobre. Você terá um papel como o acima, com uma cruz e um X marcados. 
2 - Coloque o papel a sua frente na posição quadrado. Leve a base inferior até à superior.
3 - Empurre a lateral esquerda e a direita para dentro. Veja na figura acima como deverá ficar o trabalho. Veja que você terá um triângulo invertido e as pontas A, B, C e D.
4 - Leve o lado formado pela ponta inferior do trabalho e a ponta B até a linha central do triângulo. Repita a operação com a ponta D.
5- Vire o trabalho e repita a operação com as pontas A e C. Não se esqueça de vincar bem cada dobra.
6 - Agora você deverá dobrar as pontas A, B, C e D para dentro. Muita atenção neste passo porque você deverá sobrepor apenas a uma folha da parte superior do triângulo. Veja como deverá ficar seu trabalho, na figura acima.
7 - Agora dobre cada ponta como no tracejado da figura acima. Note que a ponta ultrapassará o meio do trabalho. Dobre para dentro a pontinha que ultrapassar.Vinque bem.
8- Repita a operação para as quatro pontas.
9 - Agora é só soprar no local indicado.

2 comentários:

  1. Muito interessante estes balões que, possivelmente, com uma conta pendente, poderia ser transformado em enfeite de árvore de Natal.Vou experimentar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Armanda. Deve ficar bonito mesmo numa árvore de Natal. Gosto de pessoas criativas que dão um novo uso para as coisas. Parabéns!!!

      Excluir

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...