“Minas são muitas. Porém, poucos são aqueles que conhecem as mil faces das Gerais.” (Guimarães Rosa)
São Sebastião da Bela Vista
Igreja Matriz de São Sebastião
Região: Sul
Padroeiro: São Sebastião
Festa do Padroeiro: 20 de Janeiro
Localização
História
O território onde hoje se situa o município integrava Santa Rita do Sapucaí. Os proprietários - famílias Batista, Silvério e Barroso - foram os responsáveis pela construção de uma capela dedicada a São Sebastião, alvo da devoção de todos da região. Assim, São Sebastião passou a figurar como um dos nomes do povoado. O nome atual deve-se à sua localização privilegiada, com uma ampla e bela vista. O desenvolvimento do povoado se deu lentamente, passando a distrito em 1874. Em 1962, conquista sua emancipação e sua autonomia política.
Datas históricas
1874 – Criado o distrito com a denominação de São Sebastião da Bela Vista, subordinado ao município de Santa Rita de Sapucaí.
1962 - Elevado à categoria de município de São Sebastião da Bela Vista e desmembrado de Santa Rita do Sapucaí.
O município
São Sebastião da Bela Vista é um município do estado de Minas Gerais. Sua população em 2010 era de 4.948 habitantes e sal área de 167,15 km².
Município de emancipação recente, já que instalado em 1º de março de 1963, tem sua base econômica nas lavouras de café e na criação de bois, em suas quase 300 propriedades rurais.
A região se destaca pela paisagem, tendo, inclusive, áreas naturais sob proteção ambiental. Dentre elas, a serra do Mata Cachorro, que se situa a 10 km da sede do município e possui um mirante de 360 graus, onde foi construída uma rampa para vôos de parapente. Merecem destaque, também, as restingas de Mata Atlântica, localizadas às margens do rio Sapucaí, com vasta vegetação e madeiras de lei em extinção.
(Fontes: IBGE, ALMG)
... e que "belezinha" de cidade!!!
ResponderExcluirTenho ótimas lembranças e amigos ETERNOS.
Oi, grande amiga. Costumo chamar a cidade de San Sebastian. Chique não? Também tenho boas lembranças de lá.
ResponderExcluirMais uma prova de que a rampa de asa delta pertence ao nosso município e não Santa Rita do Sapucaí como se veicula em alguns blogs e noticiários...
ResponderExcluirOi, Rene. Obrigada pela visita. Não vamos brigar por isso.A rampa pertence à natureza.
ExcluirAbraços.