segunda-feira, 4 de abril de 2011

De onde vem? - "Fulano", "beltrano" e "sicrano"

"Fulano", "beltrano" e "sicrano"
Fulano, beltrano e sicrano são pronomes de tratamento e têm diferentes origens. Essas formas designam vagamente alguém que não temos interesse em nomear ou cujo nome desconhecemos. Quando nos referimos a uma só pessoa, empregamos fulano, como em “Aqui mora fulano”. Usamos as demais depois de haver utilizado a primeira, como em “Nomeou fulano e beltrano” ou “Indicou fulano, beltrano e sicrano, os amigos, para os cargos de confiança”. Tais pronomes podem ser substantivados, como em “Não sei quem é aquele fulano” e “Lá vem o fulano de quem lhe falei”.
Há flutuação na seqüência desses pronomes: uns seguem a ordem fulano, beltrano e sicrano, ao passo que outros preferem fulano, sicrano e beltrano.
Não podemos deixar de notar certo traço pejorativo no uso de fulano, o que se comprova nas expressões “um fulano qualquer” e, com diminutivo, "Quem esse fulaninho aí pensa que é?".
Cada um tem uma origem diferente! “Fulano” vem do árabe fulân, que significa "tal". Com o domínio árabe sobre a península Ibérica durante a Idade Média, a língua influenciou os vocabulários espanhol e português.
Por volta do século 13, os espanhóis usavam “fulano” como pronome: fulana casa (tal casa), fulano sujeito (tal sujeito).
No português, “fulano” virou substantivo, e até derivou para a forma "fuão" em Portugal.
"Beltrano" vem do nome próprio Beltrão, ou Beltrand, de origem francesa, que se popularizou graças às novelas de cavalaria da era medieval. O nome acabou levando a terminação "ano" influenciada pelo “fulano”, que a essa época já estava na boca do povo.
A origem de “sicrano” é mais difícil de precisar. O termo surgiu quando fulano e beltrano já estavam consolidados na língua portuguesa. Há três hipóteses para a origem: "sicra" pode tanto se tratar de um derivado da palavra securu, do latim, do desfiguramento de um nome próprio ou ainda de uma mistura de zutano e citano - equivalentes a “fulano” e "beltrano" em espanhol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...