sexta-feira, 1 de abril de 2011

Truques e quebra-galhos - Cuidados especiais devem ser tomados com as plantas no outono

Cuidados especiais devem ser tomados com as plantas no outono
O outono começou às 20h21 do dia 20/03/2011. A estação é marcada por menos chuva, dias mais frios e noites mais longas. O outono faz a transição entre o verão, quente e chuvoso, e o inverno, frio e seco.
Por ser uma estação de transição, o outono mistura características do verão e do inverno. Por isso, é possível ter dias quentes e com chuva durante a estação, assim como períodos sem chuva e de temperaturas mais baixas.
Sempre pensamos no outono como a estação em que os jardins se tornam inativos e as árvores começam gradualmente a perder suas amarelecidas folhas. Uma imagem clássica, muito comum em países europeus, mas difícil de ser presenciada no Brasil. Graças ao nosso clima praticamente tropical, as estações não se apresentam bem definidas.
Este período passou a ser considerado pelos floricultores como ideal para recuperar plantas cansadas dos excessos de verão, fazer podas e enxertias. Além de ser o momento certo de preparar o solo onde serão plantadas as novas sementes e mudas que irão florescer na primavera.
A primeira tarefa, com a chegada do outono, é recuperar os jardins do calor que eles sofreram no verão.
É a época ideal para a realização de uma limpeza geral e para a adubação das plantas.
Comece eliminando ervas daninhas e insetos que possam ter invadido vasos e jardins, além de folhas e galhos secos que podem ser retirados com uma poda de limpeza. Ao realizar a poda, faça apenas uma limpeza, extraindo folhas amareladas e galhos ressecados. E evite as plantas com floração prevista para o inverno ou para o início da primavera. Isto pode prejudicar o nascimento das flores. Prefira sempre tesouras de ponta fina para cercas vivas e arbustos, e outras mais adequadas para plantas de haste lenhosa.
A época é boa também para se afofar o solo dos canteiros, aumentando a oxigenação das raízes. Para isso, evite pás ou enxadas e prefira um escarificador que danifica menos as plantas.
Em seguida, faça uma boa adubação com esterco de curral curtido ou fertilizante NPK (10-10-10).
Por fim, é importante lembrar que a quantidade de água das regas deve ser diminuída durante o outono, já que, com o fim do calor do verão, a evaporação é menor.

Cuidados Gerais no Outono
- Faça podas de limpeza;
- Elimine flores e galhos secos; também os quebrados ou danificados;
- Reforce os tutores das trepadeiras;
- Diminua regas e adubações, mas não daquelas que florescem no inverno;
- Mantenha a terra dos vasos e canteiros, afofadas.

Plantas dentro de casa
- Regue sem encharcar;
- Mantenha a umidade do ar;
- Não descuide das adubações;
- Combata pragas e doenças;
- Ofereça iluminação e ventilação;
- Elimine regularmente folhas, flores e galhos secos;
- Afofe a terra para oxigenar as raízes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...