Dia Mundial do Livro é comemorado neste sábado (23 de abril)
O livro acompanha a vida da gente desde quando Gutemberg inventou a tipografia.
Há quinze anos a Unesco - a Organização das Nações Unidas para a Educação - criou uma data para homenagear um companheiro de todas as horas. E é hoje. O Dia Mundial do Livro.
No ambiente onde a paisagem são livros, nos sentimos no conforto de casa.
Entre eles, adormecer e sonhar. Estamos em outro mundo, concentrados naquelas páginas. Mas o livro não é só conteúdo, é também a forma. Queremos pegar, ter na mão, sentir que estamos juntos.
“Se você não puder folhear o livro assim, você perde o encanto”, diz Lucas Zanatta, estudante.
“Todos meus livros q leio são rabiscados. Tudo rabiscado, folheado, dobrada a página”, conta Brás Ciro Gallota, professor.
Até mesmo o rapaz que tem nas mãos um computador não dispensa o velho formato do livro, que não tem senha de acesso e nem precisa de bateria.
“Prefiro ler, pegar, folhear”, diz o estilista Verson Souto.
Como dizia o milionário, criador da maior empresa de informática do mundo, Bill Gates: meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros.
O livro acompanha a vida da gente desde quando Gutemberg inventou a tipografia. E isso foi em 1455. Tudo o que nos deixaram escrito vem passando de geração para geração há séculos.
No começo, aprendemos a soletrar as sílabas que formarão as palavras que vão fazer sentido para o resto da nossa vida.
(Fonte: http://g1.globo.com)
O Dia Internacional do Livro teve a sua origem na Catalunha, uma região semi-autônoma daEspanha.
A data começou a ser celebrada em 7 de outubro de 1926, em comemoração ao nascimento de Miguel de Cervantes, escritor espanhol.
No ano de 1930, a data comemorativa foi trasladada para 23 de abril, dia do falecimento de Cervantes.
Mais tarde, em 1996, a UNESCO instituiu 23 de abril como o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor, em virtude de a 23 de abril se assinalar o falecimento de outros escritores, como Josep Pla, escritor catalão, e William Shakespeare, dramaturgo inglês.
No caso do escritor inglês, tal data não é precisa, pois que em Inglaterra, naquele tempo, ainda utilizava o calendário juliano, pelo que havia uma diferença de 10 dias apara o calendário gregoriano usado em Espanha. Assim Shakespeare faleceu efetivamente 10 dias depois de Cervantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.