quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Santa Rita é notícia -Vencedoras do MPE Brasil 2010

Vencedoras do MPE Brasil 2010

O investimento no aprimoramento da gestão é apontado pelos vencedores do Prêmio MPE Brasil 2010 como essencial para o sucesso dos empreendimentos.
Participaram da competição mais de duas mil empresas mineiras. Apenas sete conquistaram a 15ª edição do prêmio que reconhece as micro e pequenas empresas (MPEs) que se destacam na gestão dos negócios. Elas são avaliadas em ganhos de produtividade, qualidade e rentabilidade.

Vencedoras do MPE Brasil 2010

Serviços

A empresa NTW Contabilidade e Gestão Empresarial, de Ipatinga, é a vencedora da categoria Serviços. O escritório de contabilidade que começou nos fundos de uma casa já possui sede própria e mais de 40 funcionários. O diferencial da empresa está na diversificação dos serviços, como as consultorias associadas aos serviços de contabilidade, que ajudam o cliente nos processos de tomada de decisão, por meio da análise de viabilidade dos negócios, investimentos e controle financeiro.
Com mais de 200 clientes, a NTW conquistou, em 2009, a ISO 9001, que certifica a qualidade dos processos. Para envolver os funcionários na melhoria contínua do trabalho, a empresa criou uma espécie de jogo. Aqueles que apresentam as melhores sugestões são premiados com estadias de fim de semana em hotéis da região.
O resultado dessa ação foi o levantamento de 108 oportunidades de melhorias que já estão sendo implantadas na empresa. Uma delas é a redução de 15% no desperdício de papel, com a utilização de rascunhos.
Contato: Nathaniel José Vieira Pereira - (31) 9767-7800

Comércio

A Casas Bacana Presentes, de Varginha, é a vencedora na categoria Comércio. Inaugurada há sete anos como comércio popular de artigos variados, a empresa e se transformou em uma loja de bolsas femininas, artigos de viagem e escolares. A loja implantou um sistema de cadastro de vendas que a ajudou a conhecer melhor o perfil dos clientes, embasando decisões de compra de produtos e a estratégia de atendimento.
A empresa promove encontros periódicos com os funcionários para discutir a gestão. Eles também recebem um questionário em que podem opinar e criticar as ações da empresa. A empresa premia os funcionários que se destacam nas vendas do mês e os que apresentam as melhores sugestões para a melhoria dos processos.
Contato: Anderson de Souza Martins – (35) 3222-6202 / 8803-6824

Agronegócio

Na categoria Agronegócio, a vencedora é a indústria de medicamentos homeopáticos para uso bovino Vitae Rural, de Uberaba. Há três anos no mercado, a empresa investiu no aprimoramento da gestão para ganhar mais competitividade. A Vitae Rural faz parte do APL de Biotecnologia do Triângulo.
Na empresa foi implantado um sistema de metas e indicadores econômicos, que analisa o preço médio dos produtos, o crescimento da empresa no mercado e o desempenho das vendas. O resultado foi o aumento de cerca de 35% no faturamento.
O planejamento foi sistematizado para os próximos cinco anos e é focado nas vendas e gastos em compra. Atualmente a empresa vende produtos para cooperativas, fábricas de sal mineral e para fazendeiros de 18 estados.
Contato: Paulo César Manara Bittar: (34) 3321-9888 / 8869-1961

Indústria

Nesta categoria, a vencedora é a empresa de equipamentos eletromédicos Biotron Medical, de Santa Rita do Sapucaí. Com uma linha de 14 itens direcionados ao setor odontológico, a empresa vende para todos os estados brasileiros e já está em processo de exportação, no próximo ano, para países da América do Sul e África.
A empresa realiza o planejamento estratégico anual, que ajuda a conhecer as necessidades dos clientes e propor soluções para melhoria do processo gerencial. A fabricação dos equipamentos é focada na qualidade, tecnologia e inovação. A empresa já possui quatro patentes em inovação tecnológica. A expectativa é que, no próximo ano, duplique a produção e participe do mercado internacional.
Contato: Paulo Vlady Mendes - (35) 3471-7800

Serviços de Tecnologia da Informação

A HTP (High Technology and People), empresa de desenvolvimento de programas de computador sob encomenda, de BH, é a vencedora da categoria Serviços de Tecnologia da Informação.
A empresa avalia a satisfação dos clientes por meio de pesquisas periódicas. A análise permite que os produtos e serviços oferecidos satisfaçam as necessidades e expectativas dos clientes.
Neste ano a HTP criou o Sistema de Gestão Ambiental, pelo qual identifica e divulga para os funcionários, pela internet, os impactos ambientais causados pela empresa. Os colaboradores também recebem orientações sobre ética empresarial.
Contato: André de Melo Franco Costa Reis – (31) 3313-7600 / 8415-7151

Serviços de Saúde

A Medilab Laboratório Médico é a vencedora na categoria Serviços de Saúde. A cada reclamação feita pelo cliente é produzido um relatório de não conformidade que é enviado para a área responsável pela correção do procedimento. Após esse processo é gerado um relatório que identifica a causa do problema. O relatório é utilizado em treinamentos para os funcionários.
A empresa criou ainda um sistema de padronização que regulamenta as atividades operacionais e administrativas. De quatro em quatro meses é realizada auditoria dos serviços prestados. Os processos são monitorados.
A Medilab faz a seleção e a avaliação dos fornecedores. Eles são relacionados em uma triagem que é utilizada pelo setor de compras. Quando os resultados não são satisfatórios, o fornecedor é comunicado para tomar providências.
Contato: Kelsilayne Aparecida Fraga – (31) 3851- 2615 / 8364- 2834

Responsabilidade Social

Na categoria Responsabilidade Social a vencedora é a Pharmácia Theriaga, de Pouso Alegre. Os resíduos e o lixo gerados pela empresa passam por uma coleta seletiva. A empresa promove ações de conscientização dos colaboradores por meio de avisos para a economia de energia elétrica e a reciclagem de materiais.
As ações sociais são realizadas por meio de recurso obtido com a venda de material reciclável recolhido pela empresa e revertido para a compra de alimentos. Há também uma campanha de incentivo aos clientes para doação de alimentos não perecíveis, em troca de brindes da empresa. Os alimentos arrecadados são entregues às instituições beneficentes da cidade.
Os fornecedores são selecionados e avaliados. Para serem classificados, devem estar em conformidade com os padrões exigidos pela Anvisa. Os insumos passam por controle de qualidade da própria empresa e quando não estão em conformidade com o pedido ou a qualidade, os fornecedores recebem o feedback.
Contato: Sheila Monteiro Boschi – (35) 3423-3433 / 9142-2498

(Fonte: http://www.sebraemg.com.br em 24/11/2010)

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