quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Minas são muitas - Lima Duarte

“Minas são muitas. Porém, poucos são aqueles que conhecem as mil faces das Gerais.” (Guimarães Rosa)

Lima Duarte

Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores (Foto do Miguel)

Região: Zona da Mata
Padroeira: Nossa Senhora das Dores
Festa da Padroeira: 15 de Setembro

Localização


História

O povoamento de Lima Duarte é um dos mais antigos de Minas Gerais. Suas origens remontam aos fins do século XVII. A mais velha referência a respeito tem a data aproximada de 1692 e ocupa-se da "bandeira" que tinha , como capelão o padre João Faria Filho, vigário de Taubaté e um dos pioneiros dos descobrimentos de Ouro Preto.
João Faria Filho encontrou ouro no Rio do Peixe. Desse descobrimento, Bento Corrêa De Souza Coutinho deu notícia ao Governador–Geral do Brasil na Bahia , Dom João de Lencastre, através de carta de 29 de julho de 1694. Iniciou-se o seu povoamento com a migração de colonizadores audazes, vindos de São Paulo, Rio de Janeiro e de Portugal.
A região no entanto permanecia isolada durante décadas seguidas, porque os proprietários das terras assim o queriam, a fim de contrabandear ouro.
O fato no entanto foi levado ao conhecimento de Dom Rodrigo José de Menezes, governador de Minas Gerais, que então interditou as terras redistribuindo-as aos mineradores ali residentes, dos quais passou-se a cobrar impostos sobre o ouro extraído.
Em 1715 dezenas de pessoas já habitavam a região de Ibitipoca pagando onerosos tributos à Fazenda Real pela posse de extensas glebas, datas minerais e escravos, parte do processo colonizador.
Cresceu o povoamento, em 1740 surgem as primeiras povoações à margem do Rio do Peixe e em 1839 a povoação foi elevada a Distrito de Paz. Em 1859 foi concedido o título de Freguesia ao povoado do Rio do Peixe. Em 1881 era discutido na Assembléia Provincial, o projeto que criava o Município do Rio do Peixe e elevava, consequentemente, esta povoação à categoria de Vila.
Em 1884 foi instalado solenemente o Município com o nome de Lima Duarte, como justa homenagem ao eminente Conselheiro José Rodrigues de Lima Duarte, político de Barbacena, que na época era Ministro da Marinha e Senador do Império.

Datas Históricas

1859 – Criado o Distrito com a denominação de Nossa Senhora das Dores do Rio do Peixe, subordinado ao município de Barbacena.
1881 - Elevado à categoria de vila com a denominação de Rio do Peixe, desmembrado de Barbacena.
1884 – Elevado à categoria de cidade, sob o nome de Lima Duarte.

O município

Lima Duarte é um município do estado de Minas Gerais. Ocupa uma área de 848,56 km² e sua população, em 2010, era de 16 149 habitantes.
cidade conta com vários atrativos de valor histórico e cultural, como o Calçamento de Paralelepípedos da Praça Juscelino Kubitschek, a Igreja Nossa Senhora do Rosário, projetada pelo arquiteto alemão Carlos Baumgratz, sendo inaugurada oficialmente em abril de 1988; a Capela de São Domingos de Gusmão da Bocaina, construída em estilo barroco no começo do século XX; a Igreja de São Sebastião da Rancharia, construída em estilo colonial; a Igreja Matriz de Conceição de Ibitipoca, cujas obras, feitas no século XVII, foram executadas por um grupo de ricos fazendeiros e mineradores da região; a Igreja de Nossa Senhora dos Remédios de Mogol, erguida juntamente ao povoado de Mogol, durante o século XVIII; a Igreja de São Sebastião do Monte Verde, cuja construção é datada de 1880 e a Igreja Nossa Senhora do Rosário de São Domingos da Bocaina, reerguida no início do século XX, no arraial de São Domingos, após ser demolida na Fazenda Cedro e transportada para o sítio em que se encontra.
Dentre os atrativos naturais, destaca-se o Circuito Serras do Ibitipoca, localizado no Parque Estadual do Ibitipoca com diversas montanhas, cachoeiras e trilhas para caminhada, além de vistas panorâmicas dos vários morros que compõem a paisagem do lugar.
Maior produtor regional de milho e segundo rebanho leiteiro da região.
(Fontes: IBGE, ALMG, http://www.limaduarte.com/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...