quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Preservar é moderno

(Praça Vista Alegre)

Li no blog do Jonas Costa que o prefeito de Santa Rita do Sapucaí decretou o tombamento da fachada do Cine Teatro Santa Rita, no dia 21 de setembro. Graças a Deus.
É muito triste assistir sua cidade ser modificada sempre para pior.
A Igreja Matriz, hoje Santuário, internamente foi tão desvirtuada que se transformou em um grande galpão disfarçado de templo. Vendo uma foto aérea, dá vontade de chorar. O telhado é metálico. Lembro que, antes de colocarem o forro com revestimento acústico, qualquer chuvisco se transformava em dilúvio. Antes existiam harmoniosos arcos apoiados em colunas jônicas. Os altares, tanto o principal quanto os laterais, eram em mármore, com detalhes esculpidos. E as imagens sacras? Onde estão? Eu nunca mais ouvi falar delas.
Na praça central, a degradação é tanta que já se pode contar nos dedos da mão os casarios antigos restantes. Será que também já foram tombados? Se não, tombem, por favor, antes que seja construído mais um prédio de apartamentos.
Não sei que prefeito teve a infeliz idéia de demolir quatro casarões que dividiam a praça em duas. Em frente ao Clube Santarritense havia uma pequena praça, muito aconchegante, com uma estátua do Rui Barbosa. Onde colocaram o pobre do homem? Sem contar que a fonte quase piramidal, construída no local, é de gosto prá lá de duvidoso.
Eu não consigo entender porque todo mundo quer morar na praça. Antes, era para ver o desfile de carnaval. Agora, será que é chique?
No meu tempo de criança, a pracinha da Vista Alegre era uma graça. A entrada principal era ladeada por dois anjinhos brancos segurando flores. Havia também uma fonte em forma de um leão, de bronze, que derramava água potável pela boca. Muitas vezes, foi lá que matei minha sede, nos intervalos das brincadeiras. Onde está tudo isso? Será que ornamentando algum jardim alheio? Não sei.
Povo de minha terra, gritem, briguem, exijam a preservação do patrimônio de nossa cidade.
PRESERVAR É MODERNO.

4 comentários:

  1. Tem razão, Nidia: preservar é moderno. Em todos os sentidos e todas as áreas. Aqui em nossa terra são criados equipamentos do futuro, mas falta preocupação com o passado. Perigosa omissão. Felizmente, ainda temos alguns INGs (indivíduos não-governamentais, segundo Frei Betto) empenhados em registrar suas lembranças sobre a cidade. Dados preciosos de nossa história estão "arquivados" em mentes de idosos e diariamente são tragados pela velhice ou pela morte. Além de tombar prédios, deve-se resgatar, por meio da história oral, as tradições que estão se apagando. Tenho descoberto fatos incríveis de nossos antepassados em entrevistas para um livro que lançarei sobre Maria Bonita e as "Cravinas". Seu blog é outra ótima fonte de passagens interessantísimas de nossa gente.
    Parabéns, Nidia.

    ResponderExcluir
  2. Nidia....
    Adorei o seu blog...
    Parabens, viajei nos contos de crianca....
    beijos!!!
    Parabens!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Boa noite Nidia! Sou morador aqui perto da Pça Vista Alegre. por tanto tempo que foi escrito seu texto e até hoje nada de mudar né? acho que nunca mudará. Parabens pelo seu Blog. Talvez não me conheça, mas meu pai tenho certeza que o conhece, ele é o Zé Benedito (conhecido com Zé benedito Veterinario, Ex chefe de escoteiro, filho da Dona Maria do Carmo Dias). Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conheci mesmo seu pai, mas há muito tempo não o vejo. Volte sempre por aqui. Será um prazer. Abraços.

      Excluir

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...