sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Santa Rita é notícia - Aparelho que contribui para agilidade na doação de órgãos

Preocupados com as constantes perdas de órgãos, os quais poderiam ajudar a salvar milhares de vidas, estudantes do 6º período de Engenharia do Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel, criaram um novo equipamento que vai contribuir para o transporte e conservação de órgãos. O equipamento, que promete diminuir o percentual de 27% dos órgãos que são descartados por falta de transporte adequado é um dos muitos projetos que começam a ser apresentados hoje, dia 29, durante a 28ª Feira Tecnológica do Inatel - FETIN.
Aproximadamente 80 projetos, criados pelos alunos dos cursos de Engenharia do Inatel, irão apresentar novas propostas nas áreas de Telecomunicações, Informática, Eletrônica, Automação e Engenharia Biomédica.
O Translife, projeto criado pelos alunos Marina Dias, Reinaldo Rodrigues e Rômulo Silva, atua no transporte adequado de órgãos, do momento da sua retirada até a remoção para o complexo hospitalar, onde será feita a doação. Atualmente, o transporte é feito através de caixas térmicas, onde o órgão é depositado em soro e coberto por embalagens de gelo.
"Com o controle de um sistema específico da temperatura, o Translife irá permitir que a temperatura seja regulada para cada tipo de órgão e, por conseguinte, aumentando o seu tempo de sobrevida", afirma Reinaldo Rodrigues.
Segundo ele, o produto atua no transporte de seis órgãos catalogados (coração, rim, pâncreas, pulmão, fígado e córneas) e com investimento de novos recursos, será de mais fácil manuseio. "Durante a feira, apresentaremos a simulação com um protótipo de órgão, o que facilitará a compreensão dos visitantes", ressalta.
Pesquisas realizadas recentemente apontam que mais de 69 mil pacientes brasileiros aguardam em uma lista de espera. Com esse produto, que possui um menu interativo, no qual é possível regular a temperatura correta, será possível ajudar milhares de pessoas", explica a estudante Marina Dias.
O evento, realizado entre os dias 29 e 31 de outubro, no campus do Instituto, desafia os estudantes a projetarem inovações tecnológicas que poderão se transformar em produtos, além de criar um ambiente para a geração de novos negócios.
Além de conhecer os projetos, os visitantes também podem participar de workshops gratuitos realizados no ambiente da feira que abordam temas ligados à Tecnologia e são ministrados por alunos e especialistas do Inatel.
De acordo com o coordenador da FETIN, professor Bruno de Oliveira Monteiro, 'a feira é um excelente momento para os alunos apresentarem suas ideias e o todo o conhecimento adquirido ao longo do ano letivo, bem como uma nova oportunidade de desenvolverem o espírito de empreendedorismo', conclui.
28ª Feira Tecnológica do Inatel – FETIN
De 29 a 31/10/2009
Horário: Qui (18h às 22h), Sex (16h às 22h) e Sab (9h às 12h)
Inatel - Av. João de Camargo, 510 - Santa Rita do Sapucaí - MG
Entrada gratuita
(Daniel Cortez - Inatel em 29/10/2009)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...