Histórico e curiosidades
Devido à forma de suas folhas, (coração), era considerado símbolo do amor, na Itália, e do luto, na Grécia.
Há 4 mil anos, os hindus, percussores na cultura do manjericão, o exportaram para o Egito.
No século passado, o manjericão era usado pelos sapateiros para atenuar o cheiro do couro.
Os italianos do sul, conservam a tradição dos antigos romanos, segundo a qual, oferecer um vaso com manjericão a uma rapariga equivale a pedi-la em casamento.
O seu perfume emanando pela casa, traz harmonia e vigor ao casamento.
Plantado em vasos, inibe a entrada de energia negativa.
Uso doméstico
O manjericão, também conhecido como alfavaca, é presença indispensável nas cozinhas de quase todo o mundo. Nasceu na Ásia Central e índia, ganhando os continentes para hoje estar presente onde quer que se vá.
É muito usado nas cozinhas italiana e francesa, para dar sabor ao tomate, com o qual tem uma extraordinária afinidade. É também misturado em saladas, pizzas e massas, refogados de carne e em diversos molhos, sendo o mais popular o pesto italiano.
Como o seu sabor se perde com o cozimento, assim como seus princípios ativos, é conveniente adicioná-lo ao prato, no final do cozimento.
Não combina com vinagre e sim com azeite.
Uso medicinal
O manjericão favorece aos que têm digestão difícil, gazes, asia, dores de cabeça em conseqüência de alimentação pesada ou inadequada. Facilita o funcionamento dos intestinos, é diurético. Também é ótimo para cistite.
As compressas de manjericão (uma pasta socada no pilão com as folhas ) ajuda as mães que ficam com os seios doloridas ou com rachaduras depois da amamentação.
Os gargarejos com manjericão são ótimos para dor de garganta, aftas ou mau hálito.
O chá quente reduz a febre e o muco no peito e no nariz, aliviando os sintomas de gripes, resfriados, congestão, tosse e dor de garganta.
Para usá-lo como repelente, coloque suas folhas numa vasilha com água.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.