quarta-feira, 9 de junho de 2010

Modos e modas - Como fazer um terrário

Como fazer um terrário

Existem dois tipos de terrário: o aberto e o fechado. O aberto é mais fácil de manter, porque possibilita a evaporação da água de rega. Já o fechado é um micro ambiente que se mantém com a evaporação do solo. Muitas vezes aparecem gotículas de água nas paredes do vidro do terrário fechado. É desafio para pessoas mais experientes, pois deve se escolher muito bem o tipo de planta e o arranjo para que a evaporação seja regular, porque se houver muita umidade as plantas podem apodrecer.

Material
• Recipiente para montar o terrário (aquário vazio, vidro ou garrafa PET);
• Pedrinhas ou argila expandida;
• Carvão ativado (utilizado para absorver componentes orgânicos, evita o mal cheiro, proliferação de fungos, etc.);
• Solo para jardim (comprado);
• Mudas de plantas ou sementes.

Montagem
O terrário poderá ser montado em um aquário ou outro recipiente, como um vidro de conserva ou uma garrafa PET. Pode ser pequeno ou grande, de acordo com o material disponível.
A montagem do terrário começa pela limpeza do recipiente, que deve ser limpo e seco. No fundo do recipiente colocam-se as pedrinhas (ou argila expandida), formando uma camada para drenagem da água. Imediatamente acima, uma fina camada de carvão ativado é colocada para evitar o crescimento de fungos na água, o apodrecimento das raízes e a formação de gases. Finalizando, coloca-se uma camada de terra, até completar cerca de 1/4da altura do vidro.
Preparado o "terreno" é hora de escolher as plantas adequadas. São mais indicadas as plantas que crescem pouco, como por exemplo: peperômia, musgos, pequenas samambaias, begônias e até mesmo pequenos antúrios. Podem também ser cultivadas heras, fitônias, begônias, avencas, calatéias, mini-orquídeas, musgos, plantas suculentas e violetas africanas. É importante lembrar que nessa escolha deve-se levar em conta o tamanho do recipiente utilizado.
Para melhor simular uma paisagem natural, podemos acrescentar ao terrário alguns elementos facilmente encontrados, como galhos e pedras. Após colocar as plantas é necessário borrifar água com cuidado dentro do vidro e fechar o terrário com a tampa ou com um plástico preso com um elástico.
O terrário deve ficar num local iluminado, mas sem receber sol diretamente. O excesso de exposição à luz solar transforma-o numa estufa.

Cuidados
• Não precisa (nem deve) regar sempre. Uma vez ao mês é suficiente.
• Examine cuidadosamente as mudas que irá plantar. O ambiente do terrário favorece não só o crescimento das plantas, mas também a proliferação de fungos, insetos e bactérias, se alguma planta estiver contaminada.
• Tendo em vista que o crescimento das plantas em terrário precisa ser pequeno, não haverá a necessidade de adubá-las com freqüência. Se alguma folhagem crescer demais é preciso podá-la. Retire as folhas mortas rapidamente do recipiente, pois elas podem facilitar o aparecimento de fungos.
• Coloque seu terrário num local bem iluminado, mas não o exponha a luz direta do sol. Observe as necessidades de luminosidade exigidas pelas plantas que você utilizou no terrário.
• O solo deve estar sempre úmido, pois isto garante o funcionamento do ciclo que garante a sobrevivência das plantas em terrários fechados. Nestes terrários, normalmente ocorre uma ligeira condensação de água na parte interna do vidro. Se a condensação aumentar, é sinal de que há umidade demais no pequeno sistema ecológico e é preciso retirar a tampa do terrário até que o vidro fique seco. Se ao contrário não ocorrer condensação, é indício de que a umidade é insuficiente. Nesse caso, umedeça o solo para que se restabeleça o equilíbrio do ciclo.
• Periodicamente deve ser feita manutenção do terrário para descompactação do substrato e poda da parte aérea e raízes das plantas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...